11.8 C
São Paulo
sábado, 31 de agosto de 2024

Como o feminicídio é retratado na música “Rosas” do grupo Atitude Feminina

Nos grupos de rap nacional como Racionais e Realidade Cruel somos apresentados com letras geralmente pesadas justamente por relatar diversos problemas sociais presentes em nosso dia a dia que nos levam a uma profunda reflexão. Na música “Rosas” do grupo de rap Atitude Feminina, o eu lírico é uma mulher que relata ter sofrido uma violência doméstica de seu marido alcoólatra que resultou em sua morte. Em trechos como “Hoje o meu perfume eu não sinto mais, meu amor já não me bate mais, infelizmente eu descanso em paz”, é mostrada uma realidade comum em nosso país, afinal é registrado um feminicídio a cada 6 horas e o Brasil ocupa a sétima posição em número de assassinatos de mulheres comparado com outros países no mundo.

As raízes desse problema tem origem em nossa sociedade extremamente machista que cria homens para ocultar seus sentimentos negativos ao ponto de se tornarem agressivos como forma de aliviá-los, principalmente quando sofrem algum tipo de rejeição da parceira, e isso é algo enraizado em nossa cultura passando de geração em geração. Em outro trecho da música a vítima diz que “Não aguentava mais ver a minha mãe sofredora, levar porrada do meu pai embriagado e a toa”, provando que diversas mulheres normalizam situações de violência doméstica por ter visto exemplos na própria casa. Muitas vezes encontram um parceiro que parecia ser um bom homem no início, e com o desejo de buscar uma vida melhor, acabam se submetendo a relacionamentos abusivos como forma de fugir da própria realidade conturbada.

No trecho “Aquele filho na barriga era esperança de paz”, mostra que a vítima ainda tinha esperança de ter um futuro após receber a notícia que estava grávida do marido abusivo, porém trechos depois a mulher relata que foi agredida novamente e sofreu um aborto que resultou em uma hemorragia interna que a levou a morte. Após sua morte, em trechos como “talvez se eu tivesse o denunciado, talvez se eu tivesse o deixado de lado”, a vítima cita o que poderia ter feito para evitar a situação em que se encontrava, isso acontece muitas vezes devido a falta de informação ou medo de denunciar o agressor, portanto diversas mulheres que tentam denunciar acabam sendo ignoradas pela justiça ou sofrendo humilhações em delegacias. Por consequência, continuamos tendo um dos maiores índices de feminicídio, o que resulta em uma sociedade em que a música “Rosas” do grupo Atitude Feminina continua a ser tocada na vida de milhares de brasileiras.

Autora:

Felicia Naomi di Francesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio