O objetivo deste estudo é discutir o impacto dos instrumentos de percussão nas aulas de educação física escolar. Para isso, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica. Há muita discussão sobre propostas a serem desenvolvidas como possível conteúdo das aulas de educação física na escola, algumas discussões chegam a referir dificuldades pela falta de recursos físicos e materiais disponíveis para o desenvolvimento das aulas. A percussão pode ser sugestões de desenvolvimento, independentemente das circunstâncias do professor. Corresponde às atividades rítmicas e expressivas dos parâmetros do Currículo Nacional (BRASIL, 1997) e oferece práticas diferentes de conteúdos tradicionais como os esportes. Promove o desenvolvimento motor do aluno, proporciona boa coordenação e consciência corporal, desenvolve habilidades e habilidades expressivas, senso de tempo e lugar e organização do ambiente de convivência. Seifert (2010) mostra que além dos fatores já citados, os instrumentos de percussão corporal promovem a descoberta do próprio corpo, trazem bem-estar físico e mental além de melhor interação e socialização. Concluímos que o presente estudo ajuda a chamar a atenção do professor de educação física para este conteúdo e assim recomenda mais pesquisas sobre a utilização de instrumentos de percussão física nas aulas, o que permite um trabalho mais versátil onde melhora a participação e motivação dos alunos, avaliar a cultura do movimento.
Palavras-chave: Percussão,escolar, conteúdo.
Autor:
Edmarcio Gomes Pençanha