– Cerca de 14 estudantes participaram da iniciativa intitulada “Kids Forever”, que esperam arrecadar 200 itens até o dia 09/10.
– Projeto promove empatia e contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais entre os estudantes.
Estudantes do 9º ano do Colégio Santa Marcelina Rio de Janeiro, instituição que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta sociointeracionista, idealizaram uma campanha de conscientização intitulada “Kid Forever”, cujo objetivo é arrecadar brinquedos, roupas, livros e jogos de tabuleiro destinados a crianças em vulnerabilidade social. Ao todo, 14 estudantes participam ativamente do projeto.
A inspiração para a iniciativa surgiu a partir da exploração em sala de aula dos conceitos de dignidade e humanidade. Sob esta perspectiva, os estudantes do 9º ano, assumindo papel protagonista na campanha, definiram o público-alvo e se dividiram em grupos de ação, responsáveis por setores distintos do projeto.
De acordo com a professora de inglês do Colégio Santa Marcelina do Rio de Janeiro, Brenda Maganha, de maneira colaborativa, a turma considerou diversas possibilidades para viabilizar a campanha. No entanto, tendo em vista os projetos anteriores do colégio, os estudantes reconheceram a importância de direcionar seus esforços ao público infanto-juvenil. “A partir dessa decisão, os estudantes realizaram um levantamento de instituições que trabalham com este público e suas necessidades. Com base nas percepções das organizações, somadas às datas comemorativas de Dia das Crianças e Natal, a turma definiu que a campanha priorizaria a arrecadação de brinquedos”, explica Brenda.
Estudantes são os principais atores do projeto
Durante a fase de planejamento da iniciativa, foi estabelecido que o Instagram seria o principal canal de comunicação para a campanha. Os estudantes elegeram a plataforma levando em consideração a capacidade de atender às necessidades demandadas pelo projeto. A escolha viabiliza a criação de códigos QR, simplificando o acesso às informações sobre a campanha, bem como a exibição de fotos e orientações visuais acerca da instituição escolhida e dos itens selecionados para arrecadação.
A criação do QR Code será realizada por uma equipe dedicada, que também se responsabilizará pela elaboração do perfil da campanha no Instagram. O desenvolvimento da identidade visual da campanha e as publicações no perfil do Instagram, com informações e mensagens para toda a comunidade escolar, será de responsabilidade da equipe de layout.
Além destas, há também a equipe de comunicação, que se dedicou à identificação de instituições alinhadas ao público-alvo determinado pela turma e à definição de prazos para a arrecadação e entrega. Já a equipe de organização dos itens, ficou responsável por definir lugares onde as arrecadações serão armazenadas e por conferir as condições dos itens doados e selecioná-los.
Experiência de aprendizagem e empatia
Com o projeto, os estudantes aprimoram as chamadas “soft skills”, ou seja, habilidade de inteligência socioemocional, através do trabalho em equipe, tomada de decisões, escuta ativa, entre outras habilidades.
“O resultado esperado pelo colégio é, primordialmente, o da participação, tanto dos estudantes do 9º ano, quanto da comunidade escolar como um todo. Assim, a participação de todos é traduzida como atos de empatia e de amor, valores essenciais trabalhados diariamente pelo colégio e intrínseco à filosofia da Rede”, destaca Brenda.
Além disso, as disciplinas envolvidas no projeto contribuíram de maneira multifacetada para sua realização. As aulas de inglês e português desempenharam papel fundamental na interpretação e criação de textos, utilizando fontes textuais e audiovisuais como inspiração. Nesse sentido, segundo Brenda, a disciplina de artes contribuiu com a dimensão criativa do projeto, uma vez que a campanha engloba tanto materiais físicos, quanto digitais, incluindo a criação de perfis em redes sociais, designs digitais e elaboração de panfletos.
Já a disciplina de religião, proporcionou suporte em termos de carisma e empatia, trazendo conceitos previamente discutidos em sala de aula e oferecendo referência a campanhas da fraternidade. Adicionalmente, o projeto contou com a participação de inúmeros profissionais e especialistas do corpo docente do colégio.
Aqueles interessados em participar do processo de doação podem entrar em contato através do perfil no Instagram e entregar as doações na unidade do colégio no Rio de Janeiro. A arrecadação vai até o próximo dia 09/10, com intenção de angariar mais de 200 itens.
Sobre o colégio Santa Marcelina
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.
Autor:
Igor Lima