Equipe, formada há apenas quatro meses, vem treinando muito por mais uma vitória
Neste sábado, 19/08, a equipe de basquete doColégio Estadual João Alfredo, em Vila Isabel, vai disputar uma vaga para a final do 41º Intercolegial, que acontece no Sesc Nova Iguaçu. Com apenas quatro meses de formação e treinamento, o grupo conseguiu se classificar para a semifinal, na categoria sub-18 masculina, competindo com equipes com mais tempo de preparação e integração.
O recém-criado time surgiu, este ano, com a chegada do aluno da 1ª série do Ensino Médio, Matheus Aires Sousa Lopes, 17 anos, que propôs a criação do grupo. Em contato com a direção da unidade, conseguiu horário para uso da quadra e partiu em busca de colegas que tivessem interesse pelo esporte.
Matheus conta que não foi fácil formar o grupo. Precisou fazer muitos contatos e explicar a proposta de se prepararem para as competições estudantis.
– Na segunda semana de aula, eu comecei a conversar com o pessoal, procurando quem tinha interesse e alguma experiência no esporte. Já conhecia alguns alunos que jogavam comigo nas horas vagas em uma praça de Vila Isabel, mas não éramos muito próximos. O basquete começou a unir a gente – explica.
Eles tiveram o apoio da direção e dos professores de Educação Física, Claudia Regina Ribeiro Campos, e de Física, Antônio Carlos Pinto Dias Alves. Este último, praticante da modalidade e treinador do time.
Para a diretora Grace Campelo, cada ano letivo é um tempo de renovação, quando surgem novas ideias e possibilidades na vida dos alunos.
– A proatividade deles nesse desafio é contagiante e inspiradora. Estão demonstrando responsabilidade, disciplina e, consequentemente, superação. A comunidade escolar está muito contente com a determinação da equipe e confiante em novas vitórias – conta ela.
Matheus tem como ídolos os jogadores Oscar Schmidt e Olivinha, pratica basquete desde os 12 anos e se organiza para o esporte não atrapalhar os seus estudos. Na praça, onde joga com moradores do bairro, sempre gostou de treinar e ouvir os praticantes mais experientes.
– O ensinamento dos mais velhos pode ser um aprendizado tanto para o esporte como para a vida – afirma ele.
Alinhando horários para os últimos treinos antes da próxima partida, ele avalia as possibilidades da equipe dentro da competição.
– Me sinto feliz e empolgado por termos chegado à semifinal. O time adversário merece respeito e não vai ser fácil, mas embora eles sejam uma equipe com mais tempo de preparação, acredito que, com a nossa dedicação nos treinos, temos chance de passar dessa etapa e disputar a final – revela.
O time dos sonhos do C.E. João Alfredo
André Alves dos Santos
Breno Ângelo Nascimento de Oliveira
Cristian Talles da Silva Gonçalves
Fabiano Jorge Pacheco da Silva
Jorge Jefferson Briggs da Silva
Matheus Aires Sousa Lopes
Matheus Silva da Costa
Pedro Henrique Romano Vasconcelos
Reinaldo Soares dos Santos
Richard Bruno Rodrigues de Mesquita
Victor Gabriel Dias Duarte
Autoria:
Secretaria de Estado de Educação RJ