As plataformas de streaming musical contam com ferramentas que ajudam a descobrir novos artistas e músicas que agradem aos usuários, poupando o tempo gasto para ouvir músicas que desagradam ou que nada se assemelham ao seu gosto musical. De likes ou deslikes a ferramentas que usam a inteligência artificial, entenda como funcionam as recomendações das plataformas:
Spotify – disponível para Android e iOS
Descobertas da semana: O Spotify, maior serviço de streaming musical do mundo, organiza semanalmente uma lista de músicas recomendadas para o usuário. “Uma mixtape semanal cheia de novas descobertas e pérolas musicais escolhidas só para você”, segundo consta na plataforma. A playlist é divulgada todas as segundas-feiras e as músicas são sugeridas de acordo com o perfil de consumo do usuário atrelado ao sucesso das músicas e artistas parecidos na plataforma.
Deezer – disponível para Android e iOS
Flow: Com o objetivo de “eliminar o trabalho duro na hora de decidir o que vai ouvir”, o Deezer tenta combinar a escolha humana com um algoritmo próprio que analisa o histórico do que o usuário escuta e adiciona aos favoritos, combinado com o que ele não gosta (ao pular e excluir uma música). Para uma melhor experiência com a funcionalidade, é necessário que o usuário alimente a Inteligência Artificial da empresa, isto é, curta, pule ou exclua músicas, de forma a tornar as recomendações mais precisas.
Magroove – disponível para Android e iOS
Aplicativo de descoberta musical com Inteligência Artificial, a Magroove segue uma lógica diferente das plataformas de streaming. A empresa analisa o perfil sonoro das músicas e indica canções e artistas com base na similaridade musical e não no sucesso dos artistas na plataforma, colocando grandes ícones da música lado a lado com artistas independentes. O uso é bem simples, basta logar com as contas do seu streaming preferido (Spotify, Deezer ou Apple Music), indicar uma música que goste muito e a inteligência artificial proprietária do aplicativo recomendará novas músicas e artistas com sons semelhantes. O ouvinte tem até 30 segundos para ouvir a canção sugerida e deixar o like ou dislike. Caso o som agrade, ele vai para uma lista de descobertas que pode ser exportada como playlist para os streamings. O aplicativo é gratuito, com funcionalidades adicionais premium.
Autor:
Nicolas Adão