13.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Quando a merda acontece e não tem arcanjo

Quando a merda acontece e não tem Arcanjo, todo mundo noticia. E você sabe como se preparar para uma trilha?

Continue lendo que eu te ensino.

Entre o dia 03 e 05 de junho, o quarto poder brusquense noticiou que Bombeiros fizeram trilha para me resgatar. Os relatos publicados na internet indicaram que os bombeiros precisaram percorrer cerca de três horas de trilha para chegar ao local do resgate.

Isso aconteceu no bairro Limeira Alta em Brusque, SC, a cerca de 400 metros do nível do mar a -27.144561 de latitude e -48.801495 de longitude.

Conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, eu havia machucado o joelho e não conseguia descer do local onde estava. Isso porque, ao chegar no cume do morro, eu luxei minha perna direita em uma pedra.

[Bruno Haacke sentado na pedra que luxou seu joelho. Foto de Jean Vieira.]

Até tentei explicar aos Bombeiros recitando uma poesia do Drummond: “tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra. Eu nunca me esquecerei deste acontecimento, na vida das minhas retinas tão fatigadas”.

[Tentando me explicar com poesia. Foto de Jean Vieira]

De acordo com o comentarista do Blog da Rádio Cidade, Fabio Lemos: “(…Pelo amor de Deus) fazer trilha numa época dessas de inverno. Tem pessoas que procuram problemas, e o caso do indivíduo mencionado na matéria ainda mais. Na Limeira, onde o sinal de celular é ruim, precario”.

Para o Gargamel Antonio Carlos Weidgenant: “OPA… E NOSSOS EXCELENTES PILOTOS DE HELICOPTERO NÃO PODERIAM TER RESGATADO O RAPAZ NUM SEXTO? ELES RESGATAM DENTRO DO MAR, ETC. MAS PARABÉNS PARA O PESSOAL DO CORPO

DE BOMBEIROS. QUANTO AO CELULAR usa-se sinal de FUMAÇA 1 nuvem de fumaça 9 nuvem de fumaça 3 nuvem de fumaça 193 e SAMU É 192..”

A minha remoção do local levou mais duas horas. Somando, cinco horas de operação. Para então ser levado ao pronto-socorro do Hospital Azambuja. Só tenho a agradecer o pronto atendimento dos Bombeiros Comunitários, merecem todo o respeito e condecorações.

Esse tipo de procedimento parece comum na rotina dos Bombeiros Militares. Na mesma semana dois jovens foram resgatados pelo Arcanjo-01 em uma trilha da cidade de Florianópolis. Assista o vídeo: Jovens são resgatados por helicóptero dos bombeiros após se perderem em trilha de Florianópolis – https://youtu.be/N9Eoi2iaQ5I

Situações de emergência são imprevisíveis, mas esporádicas. Esteja sempre preparado para o sofrimento inevitável.

Como se preparar para a trilha do Morro Grande.

Para um percurso de 4 horas, como foi a trilha do Morro Grande, eu estava carregando uma mochila de 70 Litros com os seguintes itens:

–     Rede, abrigo de lona, cordas (Cabos de solteiro e barbantes para amarrações), cantil com água (2L), lâmina (faca), fogo (esqueiro ou fósforos), mantimentos para a caminhada e refeição pronta, toalha, roupas de frio, chinelo e uma orientação cartográfica (No caso, eu usei meu celular, que serve como bússola e canal de comunicação).

Esses itens são indispensáveis para qualquer tipo de trilha. Porém, preciso fazer uma consideração. Usar o smartphone como guia requer fontes de energia elétrica. No caso, leve também um carregador portátil.

Recomendo que se você vai se aventureirar em uma trilha, comecem a praticar exercícios entre 3 a 6 meses antes da aventura, seguindo uma rotina estrita, focada em fortalecer seu sistema cardiovascular e suas pernas.

Outro tipo de preparação é a mental, já que a trilha pode te colocar no limite, como aconteceu comigo. Portanto, treine a resistência mental com meditação. Tenha clareza sobre as variáveis que podem ser um risco, como: a chuva, o vento, o cansaço, o calor, os mosquitos, o peso da mochila, e, por aí vai…

Felizmente, nem todos passam por isso, mas é sempre melhor ser cauteloso, uma vez que esta condição pode afetar qualquer pessoa, independentemente de seu nível de condicionamento físico. Com calma, acostume-se às sensações do ambiente ao seu redor.

Indico a precaução como último conselho, então:

  • Certifique-se de estar com seus documentos de identificação na mochila;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Evite o uso de drogas como o álcool e o cigarro, mas leve seus remédios com você;
  • Alimente-se de insumos leves e calóricos que facilitam a digestão;
  • Tenha calma e leveza para subir o morro;
  • E, busque cedo por abrigo e água potável.

Leve uma câmera e um saco de lixo para deixar na trilha somente pegadas e levar da trilha somente fotos e boas recordações. Se você manter o respeito com a montanha, a montanha vai te respeitar também, naturalmente.

Boa trilha!

Autor:

Bernardo De Miranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio