Ao participar da Jornada do Desenvolvimento, com o tema “Encare o Desafio” Protagonista em um mundo de Transformação promovido pela Kroton no mês de Setembro de 2020, me fez refletir muito sobre a minha própria caminhada para vencer o desafio de ser uma brilhante profissional do Serviço Social.
Percebe-se que há necessidade de ter uma visão holística na busca do conhecimento, e até mesmo o romper barreiras , vencer a si mesmo (autoconhecimento) no momento em que estamos atravessando, torna-se cada vez mais uma competitividade entre o EU (ego), o tempo, e as ferramentas disponíveis.
É preciso cada vez mais nos aprofundar nos estudos em busca de novos conhecimentos, e tendo em vista que o mercado de trabalho pede isso, as atualizações o mundo globalizado, o aprofundamento das relações econômicas política, cultural, e social, entre os povos, a ausência e diminuição de barreira migratória está em constante transformação.
O profissional de Serviço Social precisa estar antenado (a) nas inovações disponíveis no mercado para desempenhar um bom e relevante trabalho. As leis, os programas, e a políticas públicas estão em constante transformações, podendo-se observar mudanças significativas rotineiramente , e aquele que não se capacitar para poder ofertar a melhor intervenção social possível ao usuário vai se tornando obsoleto.
A dedicação, comprometimento, assiduidade e metas são fundamentais em qualquer área de atuação para que o profissional alcance o objetivo traçado.
O Assistente tem a possibilidade de atuar em diversas frentes, tais como no fortalecimento rede de atendimento, desenvolvendo e promovendo cursos, palestras, e capacitações para socializar o conhecimento, bem como participar de eventos que promova o seu saber, no intuito de melhorar a cada dia a sua atuação, e desempenho no campo profissional, dentre outros.
Importa refletir que a neurociência tem comprovado que a mudança de hábitos, buscar novos desafios, novas leituras, aprender até mesmo novas profissões, novas línguas, exercitar o cérebro com atividade que possam corroborar para (neurogênese hipocampal),é de extrema relevância para a saúde do nosso cérebro.
Lembrando que o outro é a causa de estarmos aqui, é pelo outro e por nós mesmo que a nossa profissão é consolidada, pois muitas vezes neste cenário também somos o (outro) de alguém que precisa ser acolhido, orientado e direcionado.
Dividir o conhecimento é a mola propulsora da vida que nos faz querer ir além, o caminho que nos conduz para um envelhecimento saudável com memória, lucidez e saúde psicoemocional.
O conhecimento pelo conhecimento finaliza em si mesmo, pense nisso.
Autora:
Marta Germano: Cristã, Esposa, Servidora Pública, Cuidadora Infantil de 0 a 7 anos, Técnica em Enfermagem, Acadêmica de Serviço Social, e uma apaixonada estudante informal da Psicanálise.