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sexta-feira, 22 de novembro de 2024

A Definição das Responsabilidades dos Funcionários

Você Define Claramente as Responsabilidades dos Seus Funcionários?

Estudiosos em Administração vêm afirmando que o Gerente moderno deveria ser capaz de expor claramente às pessoas o que se espera delas, imediatamente após serem contratadas.

Por outro lado, os defensores do estilo liberal de administrar questionam a forma de expor as responsabilidades aos funcionários, pois para esses estudiosos isso inibiria a criatividade e iniciativa dos colaboradores.

No entanto, quantas vezes eu me vi em sérios apuros porque – às vezes – a minha compreensão era diferente da do meu chefe?

Perdi as contas das ocasiões em que o meu desempenho nada significou para o meu chefe, uma vez que esse não era o esperado por ele.

Você – caro leitor – talvez até já tenha sido repreendido pelo seu chefe por ter deixado de fazer algo no seu trabalho, simplesmente porque não sabia ser você o responsável.

Não importa se o seu estilo de gerenciar pessoas é liberal ou ortodoxo, pois quando as pessoas não têm uma compreensão bem clara das suas responsabilidades, quase sempre existirá grande ruído na comunicação entre os funcionários.

Em muitas empresas o ambiente acaba se tornando confuso, a equipe não cumpre as metas e a energia do grupo é dissolvida pela ansiedade e pela dúvida.

A maioria das pessoas precisa de limites e de uma descrição bem clara das suas atribuições, pois do contrário elas preencherão a lacuna existente pela falta de informações, inventando por sua própria conta uma atribuição que possa enquadrar às suas finalidades.

Sendo assim, caberá aos gestores definirem e comunicarem claramente as responsabilidades aos seus funcionários, para que eles tenham condições de concentrar toda sua energia no cumprimento da sua função – em vez de se dedicarem às atividades improdutivas e desgovernadas.

Porém, não é suficiente as pessoas apenas saberem o que fazer, pois elas também precisarão conhecer a razão de o estarem fazendo. Na verdade, os funcionários precisam ser capazes de enxergar a relação entre suas responsabilidades e os objetivos do seu departamento e da sua empresa. Do contrário, as responsabilidades que lhes serão exigidas pelos seus Gerentes nada mais serão do que uma lista de atividades sem nenhum sentido e significado.

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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