15.6 C
São Paulo
sexta-feira, 12 de julho de 2024

Dia do Oncologista: Especialista alerta sobre prevenção do câncer

No mês de julho, especificamente dia 09, é comemorado o Dia do Oncologista, uma área de grande importância na saúde. Apenas no Brasil, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Ao todo foram estimadas as ocorrências para 21 tipos de câncer mais incidentes no país, dois a mais do que na publicação anterior, com a inclusão dos de pâncreas e de fígado. Esses cânceres foram incluídos por serem problema de saúde pública em regiões brasileiras e também com base nas estimativas mundiais.

De acordo com o  Dr. Daniel Musse, oncologista e membro da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, quando se trata de mulheres acima de 45 anos, é importante estar em dia com ultrassonografia de mamas e mamografia anual, exame preventivo anual e colonoscopia a cada 10 anos.

O Dr. ainda pontua que para os homens com essa mesma idade, a colonoscopia é indispensável a cada 10 anos e o PSA anual a partir dos 55 anos. “É recomendável também diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas artificialmente, assim como alimentos embutidos e defumados. Aproveito para comentar que o tabagismo está relacionado não só a câncer de pulmão quanto a uma série de outros tumores, além do risco de infarto e AVC”, completa.

O especialista afirma que manter a prática de exercício físico regular é indispensável tanto para pessoas que já tiveram, quanto quem nunca teve o diagnóstico. Ele completa que, exercício e dieta saudável diminuem as chances de um primeiro diagnóstico de câncer e o retorno do tumor em quem já teve o diagnóstico. “Se sua história familiar tem múltiplos parentes com diagnóstico de câncer, converse em consulta com um oncologista ou oncogeneticista. Às vezes, algumas mutações familiares podem passar despercebidas e, em alguns casos, há medidas específicas para reduzir o risco de câncer”, finaliza.

Autora:

Luiza Fidelis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio