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quinta-feira, 25 de julho de 2024

Grupo de reflexão: A digitalização e internacionalização da Universidade marroquina 

O grupo de Reflexão e proposição, constituído por doutorandos e mestres, acadêmicos e pesquisadores universitários de diferentes universidades de Marrocos, Rabat, Fès, Meknès, Tanger, Oujda, Casablanca e Settat, reunidos, domingo passado, 18 de junho 2023, na sede do Centro Internacional de línguas, discutindo uma das questões da atualidade, digitalização e intencionalidade do ensino,  instando as autoridade do ensino sobre a papel deste parâmetro em relação às instituições acadêmicas de Marrocos.

A questão levantada envolve a digitalização e internacionalização, bem como  a abertura sobre as universidades marroquinas, dados  desafios e obstáculos, além das vantagens  do processo de digitalização e internacionalização.

Os acadêmicos marroquinos preocuparam-se diante das necessidades  para que as autoridades acadêmicas  possam ser sensibilizadas sobre a importância da internacionalização, a titulo de processo informativo tanto para os professores, estudantes e profissionais,  no quadro do ensino e realização das missões; teses, defesas, publicações, …etc

Tal impacto deste instrumento sobre os acadêmicos, estudantes e profissionais administrativos por um lado e universidades estrangeiras por outro lado constitui a ferramenta técnica e digital, capaz de  interagir em prol dos processos acadêmicos, culturais e universitários.

Razão pelo qual o tema discutido sobre a  Digitalização e Internacionalização da Universidade Marroquina, Impactando sobre a Qualidade da Educação, da Investigação Científica e Inovação, considerado de suma importância para o ensino e desenvolvimento das parcerias acadêmicas e acordos, bem como para as competências e qualificações internacionais.

Uma das atividades científicas e periódicas que o Centro internacional acolheu, na margem deste  encontro, foi esta reflexão de Pesquisa e Proposta, ela visa a interagir junto com os demais parceiros nacionais e internacionais, atendendo aos objetivos  da transformação do sistema de ensino superior, de pesquisa científica e inovação, em resposta ao plano do Ministério do Ensino Superior, de Pesquisa Científica e da Inovação no quadro do plano de digitalização sob o nome de “Pacte ESRI”, estendido-se ao longo do ano 2030.

Tais membros deste grupo do centro, formados com especialistas e acadêmicos da área, concordaram unanimemente sobre o avanço da universidade marroquina, dependendo das fileiras das universidades nacionais e internacionais, para a ativação e implementação da digitalização em nível nacional, podendo acompanhar o desenvolvimento e conhecimento, além das transformações do sistema de ensino superior e experimentação  em nível internacional.

Este assunto de internacionalização e digitalização contou com a intervenção  da Prof Yamina Karrat Allam, Diretora do Instituto Marroquino de Estudos Avançados da Universidade Mohammed V em Rabat, bem como do professor Lahcen Oughdir, especialista na área de digitalização em missão na Universidade Sidi Mohamed Ben Abdellah e professor da Escola Nacional de Ciências Aplicadas Ciências em Fez. Concluindo sobre os pontos de orientação, recomendações e proposições.

Orientações

Este encontro levou a certas indicações, orientações e temáticas, em referência ao papel e interesse a internacionalização por parte da universidade marroquina, abrindo as oportunidades para atrair estudantes e professores de diferentes culturas. Possibilitando uma abertura sobre as culturas sejam sul americanas, asiáticas e europeias, num contexto do enriquecimento da experiência educacional e preparação da universidade marroquina a internacionalização.

Assim, torna-se tal processo do ensino num mundo globalizado,  um modelo de transferência dos conhecimentos, de competências linguísticas e excelência na inovação e pesquisa científica.

Os participantes neste encontro realçaram a importância de colocar um modelo comum de gestão da internacionalização no ensino superior, tendo por objetivo melhorar a implementação e avaliação do processo e garantir a sustentabilidade na dimensão internacional.

Neste sentido, os pesquisadores compreenderam a importância de estabelecer uma plataforma nacional de cooperação, de repositório de projetos, de acordos e protocolos, a título de base de dados, possibilitando oportunidades de mobilidade entre estudantes e professores, graças à integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior, como forma de encontrar saídas aos desafios e problemas da tecnologia de informação, e da harmonização dos padrões internacionais, inspirando assim dos modelos estrangeiros ou das experiências convividas.

O centro, presidido por El Khammar El Mourabit, especialista marroquino na área de segurança nuclear e energia, propôs estabelecer mecanismos capazes de acompanhar a implementação de projetos de cooperação internacional, da mobilidade estudantil, teses, publicações, bolsas, defesas e pesquisa científicas, assegurando assim o papel da participação efetiva das Instituições marroquinas nos diferentes programas, da formação de pessoal responsável da gestão de projetos e cooperação.

Digitalização

A falta de plataformas digitais interativas adequadas à formação na universidade marroquina,  presencialmente ou à distância, constitui um verdadeiro desafio, levando a discussão entre os participantes do encontro, a apontar a necessidade de manter infraestruturas técnicas importantes no quadro da digitalização da universidade no seu universo e nos níveis de cooperação e colaboração.

 Finalmente, uma das conclusões mais importantes deste encontro universitário foi a implementação do Projeto da Universidade Inteligente, concretizando a digitalização para que todos  beneficiem  estudantes, professores e administrações,  centros acadêmicos, e público em geral,  sobretudo a emissão de certidões, diplomas, registro de estado civil, entre outros, digitalmente, além  da promoção da formação contínua dos responsáveis, dos académicos e administrativos, uma vez a familiarização da utilização dos meios de comunicação, no âmbito da digitalização.

Autor:

Lahcen EL MOUTAQI. Professor universitário- Rabat, Marrocos

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