11.8 C
São Paulo
sábado, 20 de julho de 2024

Eu, e o conselho

Quando determinei na minha vida, e na vida da minha família que Praia Grande-SP, seria a nossa próxima morada, eu já estava na estrada cultural. Fui Tenor Barítono em dois grandes Corais Paulistas, com um deles participei da gravação de um LP de Natal, com eles fiz temporadas de Shows e gravei com Jessé, com Aguinaldo Rayol, participei de diversos programas de televisão, e conheci inúmeras cidades de São Paulo. Neste tempo eu já tinha participado de 4 Antologias. Em Praia Grande conheci um Artista local que ao comprar o meu primeiro livro solo, me indicou a Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP. Nesta Casa eu entrei no dia 26 de agosto de 2004. Foi um presente de aniversário que eu dei a mim mesmo.

Em 2007 me tornei Presidente dela, e aí eu já tinha em mim, uma determinação pessoal: Procurar sempre com Coragem, Confiança e Foco fazer o melhor, e não só para mim, mas principalmente para a cidade que me acolhia de uma forma especial, me permitindo ser alguém no contexto social e politico dela. Sim, político, pois na arte da política o artista se sente protagonista de uma ação, buscando com ela transformar as estruturas do poder existente, estando junto, mas nunca pertencendo a ele.

E vencendo os desafios colocados, muitos desses oriundos do preço a pagar por minha postura, fui Delegado Cultural de Praia Grande na Conferência Estadual de Cultura em São Paulo, e na Nacional em Brasília no ano de 2013. E é exatamente neste ano de 2013 que aqui em Praia Grande, ecoando as ações procedentes  do momento cultural que vivíamos, começa a caminhada pela criação do nosso Conselho Municipal de Política Cultural, no dia  31 de Julho de 2013, 25 representantes da classe artística de Praia Grande-SP; e de vários segmentos, se reuniram no Espaço(Ainda não inaugurado na ocasião dessa reunião) Arueiras, localizado no Imperial Sítio do Campo, para elaborar uma pauta de suporte as discussões sobre os rumos culturais da nossa cidade, tendo como focos principais: A adesão de Praia Grande-SP ao Sistema Nacional de Cultura e a  implantação aqui do Conselho Municipal de Cultura.

E finalmente chegamos ao dia 10/06/2023 quando o sonho sonhado por muitos de nós Artistas se tornou realidade, e eu mais uma vez me vejo diante do meu compromisso inicial de Procurar sempre com Coragem, Confiança e Foco fazer o melhor, e não só para mim, mas principalmente para a cidade de PRAIA GRANDE consciente que: A Cultura enquanto produção simbólica deve focar a valorização da diversidade das expressões e dos valores culturais; enquanto direito de cidadania, universalizar o acesso e as ações de inclusão social, e na vertente da economia, atuar na geração de emprego e de renda, no fortalecimento de cadeias produtivas e na regulamentação da produção cultural e nos direitos autorais, considerando as especificidades e valores simbólicos dos bens culturais.

É isto! E é com este espírito que eu eleito para o segmento Livro, Leitura e Literatura chego ao Conselho Municipal de Politica Cultural de Praia Grande-SP, para ao lado dos meus outros 9 companheiros:  

Cultura popular: Lucimara Corrêa da Silva

Cultura LGBTQIA+: Leonardo Fernandes Alves

Hip Hop e Cultura urbana: Petterson César de Souza

Dança: Carlos Henrique Damasceno Alves

Artes visuais e audiovisual:Márcio Atanasio Oliveira Silva

Cultura digital e Comunicação: Valesca Rizzutti Soares

Teatro e Circo: Kelly Cristina Franco

Cultura étnica: Jefferson Khary Maia Sá Conceição

Musica: Enzo Henrique Pacheco Orellana

Poder no contexto das nossas atribuições, sermos proponentes, acompanhadores, e avaliadores, para um perfeito ato de fiscalização dos atos públicos que tiverem por objetivo o crescimento cultural da nossa cidade e fortalecimento do projeto de construção da identidade cultural Praiagrandense quer por inciativas do poder público, da comunidade artística, observando sempre o interesse público.

Autor:

Celso Corrêa de Freitas (CCF). Ativista cultural de Praia Grande-SP

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado Jornal Tribuna pela publicação deste texto que deseja chegar aos Artistas de Praia Grande-SP, e que esses possam no contexto dos seus projetos culturais fortalecer o crescimento da cultura Praiagrandense e o enriquecimento da sua identidade cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio