O evento é o desfecho de um projeto de inclusão que durou seis meses, junto a crianças e adolescentes de escolas municipais
“Ser diferente é normal”, já dizia Gilberto Gil na canção que leva este nome. Nessa linha, o Rotary Club Rio de Janeiro – Sernambetiba realiza a corrida Inclui Rio, no próximo dia 18 de junho, domingo, a partir das 7h45, no Recreio dos Bandeirantes. O percurso de cinco quilômetros faz parte de uma campanha de inclusão para todos, sem distinção, com jovens portadores de necessidades especiais.
O evento é o desfecho de um projeto de inclusão que durou seis meses, junto a crianças e adolescentes de escolas municipais da zona oeste do Rio de Janeiro, que teve como objetivo conscientizá-las do valor que tem uma Pessoa com Deficiência (PcD).
Desde janeiro, os colégios CE Albert Einstein, Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda e Escola Municipal Professor Carlos Delgado de Carvalho receberam palestras e ações sobre o tema, coordenadas pelo Rotary Club Rio de Janeiro – Sernambetiba, e com a participação do vice-presidente de Esporte para Saúde e PcD, Renato de Paula.
Vale destacar que a opção pelos três centros educacionais se deu pela coordenação regional das escolas, já que todas têm alunos com deficiência em suas turmas, entre eles cegos, autistas e pessoas com incapacidade intelectual.
Para a Rotariana Zelia Maria Perruci, essa é uma causa que precisa de visibilidade.
“Se essas pessoas não tiverem oportunidades, estarão marginalizadas e isso é muito ruim. Eu acredito que nós temos que nos adaptar a eles, para que sintam que pertencem ao meio igual a nós. É na diversidade, equidade e inclusão que chegamos ao pertencimento. Precisamos mostrar que eles são importantes dentro das suas limitações”, comenta Zelia Maria Perruci.
Outro destaque é a participação do Grupo Prontobaby, um dos apoiadores do evento, que chama atenção para a causa da conscientização sobre a cardiopatia congênita, uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente no nascimento, e acomete oito crianças em cada mil nascidos vivos. O grupo fala com autoridade sobre o assunto, pois possui um centro de tratamento de cardiologia pediátrica, no Centro Pediátrico da Lagoa (CPL), focado em um serviço especializado em cirurgia cardíaca, coordenado por profissionais altamente qualificados, e realiza cirurgias em qualquer grau de complexidade e em qualquer faixa etária pediátrica.
A corrida será dividida em três pelotões, o primeiro terá os pacientes cardiopatas do Grupo Prontobaby, o segundo será composto por PcDs que se inscreveram, inclusive alunos que participaram do projeto; e o terceiro grupo será de amadores.
De acordo com o médico Denoel Marcelino de Oliveira, cirurgião cardiovascular pediátrico do Grupo Prontobaby, em média, 2.000 crianças nascem, por ano, com cardiopatia congênita no Estado do Rio de Janeiro, e metade enfrentam uma operação no primeiro ano de vida.
“Queremos passar a mensagem de que esses pacientes não precisam ser excluídos de atividades físicas, mesmo tendo operado o coração. Muitos deles vão participar do evento com o próprio cardiologista. Temos que conscientizar a população que mesmo que você não possa correr, qualquer pessoa pode caminhar. Esses pacientes têm capacidade de ter uma vida normal, com inclusão no trabalho e no esporte, por exemplo”, comenta o especialista.
A intenção do evento é promover a sensibilização e informação sobre as questões relacionadas à cardiopatia congênita, além de arrecadar fundos para apoiar iniciativas no campo de inclusão de pessoas com necessidades especiais.
“Junho é o mês de conscientização sobre a cardiopatia congênita. É importante esclarecer sobre o diagnóstico do problema, que é feito ainda durante a gestação, e entender as formas de diagnosticá-lo”, finaliza o Dr. Denoel Marcelino de Oliveira.
Para quem quiser mais informações sobre inscrição, basta entrar no site: Inclui Rio – Divulga Sports
Autora:
Jessica Leiras