23.5 C
São Paulo
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Rodenstock investe em tecnologia para o tratamento da miopia infantil 

Inovação da gigante alemã busca transformar a visão das crianças e preserva  sua saúde ocular

Ao passo que as crianças se concentram cada vez mais em tablets, computadores e trabalhos de casa, o tempo que passam ao ar livre diminui. Infelizmente, essa mudança comportamental tem levado a um aumento preocupante de casos de miopia entre as crianças. Em 2020, mais de um terço da população mundial já era míope, representando um aumento significativo em apenas duas décadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 2050 metade da população mundial seja míope. No entanto, muitos pais desconhecem as consequências graves que a miopia na infância pode acarretar na saúde ocular na idade adulta, tornando essencial o controle e tratamento precoce dessa condição.

A hereditariedade também desempenha um papel importante no desenvolvimento da miopia em crianças. Quando um dos pais é míope, o risco de a criança desenvolver a condição aumenta. Caso ambos os pais sejam afetados, a probabilidade é ainda maior, variando entre 35% e 60%. Além disso, a miopia na infância aumenta o risco de doenças oculares graves na idade adulta, como descolamento de retina, glaucoma e catarata precoce. Portanto, desacelerar a progressão da miopia tem um impacto positivo a longo prazo na saúde ocular, reduzindo consideravelmente o risco de doenças oculares no futuro.

A miopia ocorre devido ao alongamento do olho. As lentes monofocais normais não são projetadas para retardar a progressão da miopia. Embora possam corrigir a visão e melhorar a acuidade visual, não interrompem o alongamento ocular responsável pela miopia.

Os pais podem identificar alguns sinais que indicam a necessidade de uma consulta oftalmológica para a criança ou a presença de miopia, como dificuldade em enxergar à distância, dores de cabeça frequentes, olhos lacrimejantes, dificuldade na leitura, esfregar os olhos com frequência, inclinar a cabeça para ler e sensibilidade à luz. Caso esses sinais sejam observados, é recomendável marcar uma consulta com um oftalmologista para uma avaliação mais detalhada.

Lentes para óculos Rodenstock MyCon

É aí que a Rodenstock entra em cena, oferecendo lentes de óculos especialmente projetadas para corrigir a miopia, garantir uma visão nítida e controlar sua progressão. Ao contrário das lentes monofocais comuns, as lentes MyCon da Rodenstock dispersam a luz por meio de áreas de controle de progressão localizadas nas laterais da lente, redirecionando-a para a frente da retina, preservando, ao mesmo tempo, as principais zonas de visão. Essas lentes ajudam a retardar o alongamento do olho e, consequentemente, a progressão da miopia. A área de foco na lente garante uma visão nítida, independentemente do que a criança esteja olhando.

Estudo Clínico que prova sua efetividade

A eficácia das lentes de óculos baseadas nos princípios das lentes MyCon da Rodenstock foi comprovada em um estudo clínico independente e de longo prazo que analisou a progressão da miopia em crianças europeias com idades entre 6 e 14 anos, cujo perfil anatômico ocular é semelhante ao das crianças brasileiras. O estudo, realizado ao longo de 5 anos, demonstrou que as lentes de óculos MyCon podem retardar a progressão da miopia em até 40% e são adequadas para todas as crianças, mesmo em estágios iniciais da condição.

Ao contrário de tratamentos como lentes de contato especiais e colírios, as lentes MyCon da Rodenstock são a forma mais simples e menos invasiva de controlar a progressão da miopia. Cada dioptria conta, especialmente para as crianças. 

Hugo Mota, presidente da Rodenstock Brasil, destaca que como especialistas em cuidados visuais, a empresa se esforça para proporcionar a visão mais nítida possível, inclusive para as crianças. “É por isso que com as novas lentes MyCon, cujo nome vem de Myopia Control, a empresa desenvolveu uma solução adequada para todas as crianças míopes entre 6 e 14 anos, para ajudar a controlar a progressão da miopia desde a primeira dioptria, independentemente de sua gravidade”.

A Rodenstock oferece exclusivamente as novas lentes MyCon em todos os seus materiais e com opção de antirreflexo. Isso proporciona às crianças uma vantagem decisiva na escolha dos óculos, pois as lentes finas e leves permitem uma maior variedade de opções de armações, garantindo conforto e estética adequados. Mesmo com dioptrias de alta prescrição, as lentes MyCon se integram perfeitamente à armação, evitando que se destaquem ou pareçam deslocadas. Além disso, o revestimento inovador X-tra Clean, aplicado na parte frontal e traseira das lentes, cria uma superfície extremamente lisa que dificulta a aderência da sujeira, podendo ser facilmente limpa sem deixar riscos ou resíduos.

O diagnóstico precoce da miopia é fundamental para evitar complicações futuras e problemas de saúde ocular nas crianças. Portanto, é imprescindível que as crianças sejam levadas para consultas com médicos oftalmologistas pelo menos a cada seis meses. 

Sobre a Rodenstock:

O Grupo Rodenstock é um fabricante líder mundial de lentes de alta qualidade. Com a filosofia “B.I.G. VISION?? FOR ALL”, o fabricante de lentes representa uma mudança de paradigma em lentes progressivas individuais. A empresa foi fundada em 1877 e tem sede em Munique, Alemanha. Emprega cerca de 5.100 funcionários em todo o mundo e está representada em mais de 85 países. A Rodenstock mantém locais de produção em 16 localidades em 15 países. No Brasil, possui sede no Rio de Janeiro e diversas filiais espalhadas pelo país.

Mais informações podem ser encontradas online em www.rodenstock.com.br 

Autora:

Nathália Maestri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio