Quase a totalidade dos problemas em cibersegurança tem origem em erros das pessoas na utilização de sistemas de software, segundo o Fórum Econômico Mundial
A AC Cybersec, centro de treinamento e soluções de cibersegurança da AC Software, anuncia um curso especialmente planejado para capacitar todos os usuários a não cometerem erros na utilização de sistemas de software em empresas de todos os segmentos e tamanhos. O objetivo é fortalecer o fator humano nas relações de combate às ameaças digitais e aumentar a capacidade das pessoas em identificar riscos e a executar boas práticas de cibersegurança. Quase a totalidade dos problemas em cibersegurança tem origem em erros das pessoas na utilização de sistemas de software, uma realidade destacada no mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial The Global Risks – Report 2022 -17th Edition.
A iniciativa da AC Cybersec é em parceria com Moisés Margotto, que possui vasta experiência em capacitação de equipes em cibersegurança, com certificação nas principais tecnologias da área e com especialização em auditoria cibernética. O treinamento atende de forma eficiente à urgência das empresas em treinar seus funcionários na utilização de sistemas de maneira a evitar que simplesmente cliquem em um link ou arquivo falsos – sem perceber que são maliciosos – e permitam a entrada de ransomware ou quaisquer outros vírus na rede de computadores.
Com duração média de 10 minutos, os 16 módulos do curso em vídeo abordam todos os aspectos relacionados ao uso correto e seguro de sistemas, incluindo serviços de e-mails, mensageria, com exemplos reais e explicados como eles conseguem enganar até os usuários mais avançados, que normalmente não cairiam facilmente nas armadilhas criadas pelos cibercriminosos.
Entre os temas abordados estão as políticas de segurança e tipos de informação; senhas e códigos; segurança em sites, e-mails, mensagens e mídias sociais; trabalho remoto; viagens a trabalho; segurança para arquivos de mídias; identificação de potenciais fraudes e privacidade, entre outros.
Anderson Fonseca, coordenador de treinamentos da AC Cybersec, comenta que o curso é uma oportunidade para as empresas investirem na capacitação dos funcionários com foco no central do problema de cibersegurança: o fator humano. “Este treinamento foi desenhado levando em consideração todos os fatores humanos envolvidos, incluindo a dificuldade de se capacitar pessoas. Por isso são aulas leves, com muita informação, mas entregue de uma forma suave, agradável de se assistir para garantir o engajamento de todos.”
Inicialmente, o curso está sendo oferecido apenas para as empresas. A expectativa da AC Cybersec é liberar a capacitação para o público em geral ainda neste primeiro semestre de 2023.
Mais informações sobre o curso AQUI
Autor:
Wilians Geminiano