17.8 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de julho de 2024

Marrocos e Brasil, visão de aproximação

O Marrocos, país do Magreb árabe, fundador da União regional no norte da África (UMA), fevereiro 1989, enquanto o Brasil, país sul americano, fundador do Mercosul, março 1991; os dois países compartilham uma série de questões relativas ao desenvolvimento, respeito mútuo, integridade, paz e estabilidade.

O Senador brasileiro, Manuel Gonçalves da Silva, do partido do Progresso, patrocindador, quarta-feira passada em Brasília, na margem de encontro no congresso brasileiro,  de um acordo entre Marrocos e Brasil, parceiros importantes, unidos por posições de abertura, de tolerância e convivência pacífica.

O Marrocos, durante as últimas décadas sob a liderança do Rei Mohammed VI, promoveu projetos e melhorou suas infra estruturas socioeconômicas de forma notável, aeroportos, rodoviárias, portos, auto-estradas, ferrovias…, tornando o país  cada vez mais atrativos  aos investimentos europeus, sobretudo dos países ibéricos, Portugal e Espanha, trás o papel “pioneiro” do Rei Mohammed VI, patrocinador das realizações entre África, Europa e América do sul, num contexto de abertura, de democracia e direitos humanos.

Foi durante a inauguração do Grupo de Amizade Marrocos-Brasil no Senado brasileiro,  pelo qual o sr Gonçalves da Silva tem assumido a presidência do grupo de Amizade, com  o Marrocos, país ativo no cenário internacional, que cada vez mais consolida  a sua posição de liderança, desempenhando um papel fundamental na região norte-africana.

O soberano, Rei Mohammed VI foi por  muitos anos, patrocindador e promotor de valores de abertura, de tolerância e coexistência pacífica entre religiões e culturas.

Parlamento Brasileiro

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, segundo a notícia da fonte diplomática, este importante grupo de amizade criado, pelo qual se espera aproximar as entidades e organizações da sociedade civil sobre questões de interesse comum de desenvolvimento e cooperação internacional.

Assim, o parlamentar brasileiro considerou o papel deste grupo interessante, em termos de apoiar as questões como o “Apelo de Jerusalém”, dando prosseguimento aos ações lançadas, durante a visita do Papa Francisco a Rabat em 2019, ou ainda do Soberano marroquino,  Rei Mohammed VI, defendendo as conquistas e acordos assinados entre as partes, além dos projetos que preservam e protegem a cidade de Jerusalém, símbolo de convivência e herança comum entre Muçulmanos, cristãos e judeus.

O senador brasileiro que compartilha valores com o Marrocos, parceiro, ocupando uma posição importante e ativa nos temas da agenda internacional, combatendo fortemente o terrorismo, o crime organizado, a mudança climática, os direitos humanos e a segurança alimentar, pelo qual o Brasil amplia seus esforços e consultas de coordenação nos encontros e foruns internacionais.

O sr Heran Gonçalves tem discutidos os esforços do Marrocos, os quais são cada vez mais levam a resolução da disputa regional sobre o Saara marroquino, ao lado do brasileiro, como membro não permanente do Conselho de Segurança, atendendo às propostas marroquinas favoráveis, por parte de um grande número de países, frente a proposta dos separatistas da Polisário, suportados por Argélia e África do SUL, num contexto desafiador, sem horizonte para uma solução política baseada num consenso e abertura.

Relações Marrocos e Brasil

Na frente econômica, as relações entre Brasil e Marrocos conhecem um período de prosperidade, recordando que o comércio bilateral dobrou em relação a 2017, segundo o ministério de comércio, tendo interesses comuns, podendo ainda promover, dobrar o potencial dos últimos cinco anos passados.

Em relação ao Brasil, fortalecer a cooperação econômica com o Marrocos, e Mercosul, isso significa reconhecer sua crescente importância como parceiro comercial, não apenas do ponto de vista de investimento mútuo e comércio, mas também dada a importância da localização estratégica do Marrocos, como um importante hub logístico, possibilitando a abertura sobre o mundo african e árabe.

Este o Grupo Parlamentar de Amizade, Brasil- Marrocos, criado no nível do Senado brasileiro pode estreitar ainda mais a cooperação entre os dois países, abrindo horizontes para os novos projetos, acadêmicos, energéticos, agrícolas, garantindo a promoção de relações prósperas entre os dois países.

O Marrocos e o Brasil foram ao longo da história, pontos de partida num amplo marco legal de cooperação, bem como do processo de reaberturas sobre ambos países, em termos de intercâmbios comerciais, de cooperação técnica e num clima de relações sob a liderança de dois líderes, Luiz Inácio da Silva e Rei do Marrocos, Mohammed VI.

Nesse contexto, o Marrocos continua sendo um forte aliado do Brasil, compartilhando as ideias da abertura aos mercados internacionais, a qualidade da logística portuária, a posição geopolítica sobre África, Europa e Oriente Médio, numa lógica de integração e união das forças.

 Finalmente este Grupo Parlamentar de Amizade Marrocos-Brasil tem sido, uma forma da sociedade civil, defender os interesses dos países, unir as forças em prol da integridade territorial, contra os desestabilizadores da ordem e união nacional.

Autor:

Lahcen EL MOUTAQI. Professor universitário- Marrocos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio