Caminhão que se transforma em cinema vai percorrer 12 municípios de 18 de maio a 27 de junho
A Cepar Cultural e o Instituto CCR vão levar mais cultura e entretenimento para os moradores das cidades de atuação do Grupo CCR com o Cine CCR, cinema itinerante com exibições gratuitas de filmes, com uma infraestrutura completa.
O projeto visitará 12 municípios em quatro estados. No Rio Grande do Sul as cidades visitadas serão Uruguaiana, Bagé, Pelotas, Gravataí e Terra de Areia; no estado de Santa Catarina as cidades são Navegantes e Joinville; no estado do Paraná o Cine CCR passará por São José do Pinhais e Londrina; e no estado de São Paulo as cidades de Barueri, Carapicuíba e Embu das Artes vão receber o cinema gratuito. Os municípios farão parte do roteiro que será realizado entre os dias 18 de maio a 27 de junho.
A carreta permanecerá por dois dias em cada cidade e os filmes serão exibidos em um total de cinco sessões diárias. Durante todo o dia, turmas de alunos das escolas públicas locais poderão conferir os filmes em sessões agendadas, de acordo com a demanda escolar e, às 18h30, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados devem comparecer ao local no dia do evento para retirar os ingressos.
A estrutura do cinema móvel
Estruturado em um caminhão, o cinema móvel visa ampliar o acesso aos equipamentos culturais. Ao chegar no local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização e poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.
Os filmes
Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para levar diversão e entretenimento para a garotada da região. Trolls e Sing 2 estão entre as opções nas sessões agendadas para os alunos. Já nas sessões abertas serão exibidos os filmes: Transformers: O último Cavaleiro, no primeiro dia; e Dora e a Cidade Perdida, no segundo dia do evento. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação. Em todas as sessões, os convidados ganham pipoca e refrigerante.
O Cine CCR é um projeto aprovado pela Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto CCR, nas regiões da CCR Aeroportos, CCR ViaSul e CCR ViaOeste.
Serviço
Uruguaiana/RS
18 e 19 de maio
Bagé/RS
22 e 23 de maio
Pelotas/RS
25 e 26 de maio
Gravataí/RS
29 e 30 de maio
Terra de Areia/RS
01 e 02 de junho
Navegantes/SC
05 e 06 de junho
Joinville/SC
08 e 09 de junho
São José dos Pinhais/PR
12 e 13 de junho
Londrina/PR
15 e 16 de junho
Barueri/SP
19 e 20 de junho
Carapicuíba/SP
22 e 23 de junho
Embu das Artes/SP
26 e 27 de junho
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a Cepar Cultural
A Cepar Cultural é uma empresa de assessoria e desenvolvimento de marketing cultural que realiza projetos voltados à preservação e a valorização da cultura, agregando responsabilidade social e educação ambiental aos trabalhos. A equipe atua no desenvolvimento de projetos desde a sua elaboração, enquadramento nas leis de incentivo, captação e produção. As ações são direcionadas, sempre com foco sociocultural e funcionam também como ferramentas de marketing e comunicação para as empresas que apoiam os projetos.
Autora:
Janaina S. Pereira