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domingo, 21 de julho de 2024

Bares e restaurantes: Ferramenta de geomarketing ajuda a entender o comportamento de consumo na Região Sul

A gastronomia brasileira se movimenta em constante evolução há décadas e muitos restaurantes brasileiros figuram entre os principais guias de prestígio mundial, se destacando cada vez mais e garantindo sua popularidade. Na região Sul do Brasil, o turismo gastronômico tem um sabor do exterior, com muita influência alemã, italiana, polonesa, holandesa e até mesmo indígena – como o chimarrão, por exemplo. Esse tipo de mistura homogênea torna a cultura e consumo sulista ainda mais interessantes. 

O frio influencia muito no estilo de vida e, como o Sul do nosso país tem um clima subtropical, o inverno se torna mais gelado e, consequentemente, a procura de lugares mais quentes e aconchegantes aumentam. Em Porto Alegre, os vinhos fazem bastante sucesso e tem até tour para degustação. Já em Florianópolis, as ostras e os camarões são mais frequentes, já que o Estado é o maior produtor de ostra do Brasil. A região de Curitiba é ideal para os fãs do pinhão, por exemplo, sendo um dos ingredientes mais marcantes da culinária local.

Valorizar a gastronomia local é um bom passo para gerar renda e aquecer a economia, o que vai provocar mais atividades em diversos segmentos. Não é fácil abrir ou manter um negócio sem ter um planejamento bem definido ou uma noção de custo envolvido. Dedicação pessoal, conhecer a concorrência no entorno ou fora dele e obter diversos tipos de dados sobre o local onde está sendo expandido, também é importante para se ter uma visão mais ampla do mercado.

Quando o assunto é analisar o consumo local ou um dado mais específico, como comer fora de casa, Porto Alegre é a cidade que mais gasta na região, com uma média de R$161,00 por pessoa em um mês, seguido de Florianópolis com R$150,00 e, por último, Curitiba, onde cada habitante gasta R$121,00 em 30 dias. Esses dados refletem na quantidade de bares e restaurantes que estão situados em cada região e podem conceder mais certeza para o dono de negócio na hora de estudar o termômetro de consumo. 

A média de idade e adultos habitando no local também são fatores que contribuem na hora do veredito final, por isso, o intuito é manter a atenção quanto às informações demográficas. Seguindo essa linha, também podemos averiguar que o curitibano tem a população mais jovem da região Sul, seguido de Florianópolis e Porto Alegre. Isso causa uma influência na quantidade de bares que, normalmente, têm mais procura pela população abaixo de 30 anos, o que explica o número expressivo de estabelecimentos e uma diferença anormal para as outras regiões. Já com a população adulta predominando, Florianópolis possui quase 4 restaurantes por mil habitantes, um número expressivo e que supera as outras duas cidades do Sul brasileiro.

Esses dados estão disponíveis na plataforma do Economapas e podem ser visualizados de maneira fácil e assertiva para que não se tenha dúvida de onde e como abrir o seu próximo ponto comercial, o que vale para qualquer segmento ou porte. Além de explorar outros tipos de recursos para um planejamento de expansão mais seguro e confiável.

Quem somos?

O Economapas é uma empresa de geomarketing, big data e inteligência de mercado. Criamos um software especializado em informações geolocalizadas e processamos mais de 28 milhões de dados a nível nacional, onde oferecemos dados socioeconômicos, de consumo, estudos de concorrência, melhor posicionamento geográfico para o seu negócio, leads B2B geolocalizados e outros dados importantes. Também é possível acessar imóveis disponíveis na região escolhida, expandir seu negócio com toda a segurança necessária e ser assertivo na tomada de decisão com o Economapas.

Autor:

Davi Freitag 

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