23.7 C
São Paulo
quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Entrevista com o Dr. Carlos Freitas, sócio da Moraes Coelho Advogados e Chief Strategy Attorney.

Jornal Tribuna: Hoje estaremos conversando com o Dr. Carlos Freitas, sócio da Moraes Coelho Advogados e Chief Strategy Attorney. Dr. Carlos é um prazer tê-lo aqui hoje.

Dr. Carlos Freitas: Olá, O prazer é todo meu.

Jornal Tribuna: Para começar, poderia explicar para nossos leitores o que exatamente é um Chief Strategy Attorney?

Dr. Carlos Freitas: Claro. Um Chief Strategy Attorney, ou CSA, é um advogado que atua como um conselheiro estratégico para a alta administração da empresa. Ele ou ela é responsável por fornecer orientação jurídica em todas as áreas de negócios, desde a mitigação de riscos legais até a identificação de oportunidades estratégicas. O CSA trabalha em estreita colaboração com a liderança da empresa para ajudar a moldar a estratégia e o sucesso de longo prazo da empresa.

Jornal Tribuna: E como um CSA pode ajudar uma empresa a maximizar oportunidades de negócios?

Dr. Carlos Freitas: O CSA pode ajudar a empresa a identificar e avaliar oportunidades de negócios, como aquisições de outras empresas ou entrada em novos mercados. Ao fornecer conselhos estratégicos e jurídicos sólidos, o CSA pode ajudar a empresa a tomar decisões informadas e minimizar os riscos associados a essas oportunidades.

Jornal Tribuna: E em relação à mitigação de riscos legais, como o CSA pode ajudar a empresa?

Dr. Carlos Freitas: Veja bem, Carla, os ambientes de negócios estão cada vez mais complexos e regulamentados, empresas podem estar expostas a uma ampla variedade de riscos legais. O CSA ajuda a empresa a identificar riscos atuais e futuros, desenvolvendo estratégias para mitigá-los, garantindo que a empresa esteja sempre em conformidade com todas as leis e regulamentações atuais e já se preparando para as que estão por vir. O CSA ajuda a empresa a evitar multas, taxas, impostos e ações legais que poderiam facilmente ser evitadas.

Veja por exemplo o caso da Salton, um grupo empresarial enorme que muito provavelmente não sabia do trabalho análogo a escravidão que a terceirizada estava realizando, mas ninguém olha para a terceirizada, apenas para a Salton. Se eles tivessem um CSA, o olhar critico teria sido maior e garantido que esse tipo de trabalho não ocorresse na empresa, e no mínimo que a empresa não fosse responsabilizada nos olhos da mídia.

Jornal Tribuna: E em relação à economia de custos, o CSA pode ajudar a empresa nesse quesito?

Dr. Carlos Freitas: Com toda a certeza. Ao minimizar riscos legais e garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações, o CSA pode ajudar a empresa a economizar dinheiro tanto no longo prazo, evitando multas e ações legais de alto custo, como no próprio momento atual com enquadramentos fiscais errados, funcionários extras, auxiliando no realocamento de investimentos, vários outros cenários que poderia ficar o dia todo falando sobre.

Jornal Tribuna: E qual é o papel do CSA na criação de políticas de governança corporativa?

Dr. Carlos Freitas: falando de governança corporativa o CSA trabalharia lado a lado com a liderança da empresa para criar políticas que promovam a ética e a integridade nos negócios. Isso pode incluir a criação ou adequação de um código de conduta e ética para funcionários, de políticas de conformidade e programas de treinamento para funcionários. Essas políticas ajudam a empresa a evitar escândalos de ética e a criar uma cultura corporativa saudável, novamente relembramos da Salton, que hoje é um dos casos mais falados nas mídias sociais e gerando opiniões de todos os lados. Este mesmo exemplo é uma empresa familiar que com o passar do tempo, mesmo já tendo essas politicas e códigos, eles precisariam ter sido atualizados, e um passo natural para todas as empresas em crescimento, mas que por muitas vezes, acaba ficando para trás, e nisso entra o CSA que não deixa nada passar batido.

Jornal Tribuna: E por fim, qual é a importância do CSA para empresas de todos os tamanhos?

Dr. Carlos Freitas: A importância do CSA para empresas de todos os tamanhos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Como mencionei anteriormente, o CSA é um conselheiro estratégico que pode ajudar a moldar a estratégia e o sucesso de longo prazo da empresa, mitigando riscos legais, identificando oportunidades estratégicas, desenvolvendo políticas de governança corporativa, garantindo a conformidade com as leis e regulamentações, e auxiliando a tomar decisões informadas de maneira geral.

Ter um CSA na equipe é um passo importante para empresas que desejam permanecer competitivas em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e regulamentado. Se pensarmos numa empresa pequena, o CSA ira ajuda-la a se tornar uma empresa grande, com todos os métodos que mencionei anteriormente, assim como para empresas medias e agora mais especifico para empresas grandes, ajudar a não ficarem estagnas que é comum no Brasil, onde a empresa chega num certo patamar e para de olhar tanto para frente quando para trás, muitas vezes esquecendo sua essência e também não vendo as novas oportunidades chegando, caso blockbuster e netflix, que basicamente sofreram as duas coisas, mas isso alongaria muito essa conversa e podemos deixar para uma próxima entrevista.

Como sócio do Moraes Coelho Advogados, eu vejo a importância do CSA em primeira mão todos os dias, estamos falando de um escritório de mais de 30 anos e por diversas vezes eu vejo casos e mais casos, chegando ao escritório que poderiam ter sido evitados com uma simples ação preventiva e hoje em dia é o que estamos aplicando para todos os clientes, com um grau de sucesso gigantesco.

Jornal Tribuna: Muito obrigada, Dr. Carlos Freitas, pela sua contribuição e esclarecimentos sobre a importância do CSA para o sucesso empresarial. Foi um prazer tê-lo conosco.

Dr. Carlos Freitas: O prazer foi meu, agradeço a oportunidade de compartilhar minha experiência e conhecimento com os leitores do Jornal Tribuna, grande abraço e para qualquer duvida, só entrar em contato pelos nosso canais de atendimento.

Autora:

Carla Antunes do Jornal Tribuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio