Seja para passeio ou competição, há público para todos os usos das bikes
Desde 2019, período da pandemia, o Rio de Janeiro é apontado como a 2º cidade do mundo que mais usa bicicleta, seja para trabalhar, ou até mesmo para passeio. E, é em Búzios que esse movimento também ganha força. Claro, cheia de belezas naturais, praias, trilhas e um tanto mais tranquila que as cidades grandes, é um local perfeito para a prática do ciclismo, e também do mountain bike. De olho nesse crescimento, empresas investem neste setor, fomentando ainda mais sua prática.
Uma delas é a BZ Sports, agência de turismo esportivo em Búzios, que se uniu a MTB Búzios, e juntas têm recebido demandas crescentes. Quando o turista chega à cidade, quer explorar coisas novas, de forma diferenciada, e também se sentindo um local, eles oferecem atividades customizadas, desde o nível de estrutura esportiva a percursos, com passeios personalizados de mountain bike que vão do bairro de Geribá até a Praia do Peró, em Cabo Frio, passando por trilhas e estradas, por exemplo.
Um dos serviços queridinhos é o aluguel de bike, que custa R$90,00 junto com o passeio ciclístico guiado, por R$150,00 em média, proporcionam ao ciclista a experiência de pedalar na areia a beira-mar, ou em meio a vegetação de Búzios nas belas trilhas.
Aos que não sabem a diferença, Max Marinho, guia dos pedais para MTB e BZ Sports, explica. “A prática de mountain bike é a modalidade praticada em trilhas, montanhas, estradas de terra ou até circuitos com rampas. Já o ciclismo é praticado em estradas e ruas de asfalto.” E ressalta que, por serem praticadas em ambientes diferentes, exigem bicicletas diferentes.
No Rio de Janeiro, a prática do ciclismo já ganhou o gosto de turistas, que são incentivados pelos hotéis que passaram a emprestar bicicletas, para que o hóspede ande pela orla das praias, da Zona Sul e Oeste.

Em Búzios, a MTB fomenta a prática do ciclismo na cidade e busca elevar cada vez mais a qualidade deste esporte na região, oferecendo além de passeios guiados com aluguel de bike, treinos para atletas, como fez com alguns clientes que vão competir a Grangiro MTB, realizado em 16 de abril na península.
Para Max, esse movimento é bastante positivo, pois cria não só práticas saudáveis, como comunidades. Ele conta que muita gente acaba fazendo amigos, criando grupos de passeio, treinando junto.
“Temos treinado pessoas iniciantes e pessoas que já pedalam, de várias idades. É uma alegria impulsionar novos ciclistas a pedalar. Pedalar por Búzios é maravilhoso. Vai acontecer nova etapa de campeonato, em junho na região serrana, e já estamos prontos para treinar moradores de Búzios que queiram subir a serra, e fazer novos amigos, pedalando em outros cenários”, conta.
Autora:
Deborah Ferreira Goi