Por Que Uma Equipe Necessita de Treinamento Contínuo? Por Que Essa Função Administrativa é Tão Negligenciada nas Organizações?
A possibilidade de um Gerente obter sucesso na sua área de atuação depende, em grande parte, da sua própria capacidade de fazer com que seus colaboradores façam aquilo que deve ser feito.
E, se um gestor espera dos outros um trabalho de qualidade, certamente ele precisará treinar e desenvolver continuamente seus funcionários. Do contrário, ele passará a maior parte do seu tempo corrigindo erros e realizando ele mesmo as tarefas.
Mas, o treinamento talvez seja a função administrativa mais negligenciada nas organizações, pois muitos executivos o enxergam como despesas e outros o veem como uma “chatice” e “perda de tempo”.
Sendo assim, muitos Gerentes procuram encurtar o caminho e, quando são perguntados por que não oferecem treinamento à sua equipe, respondem que “não é necessário” porque a empresa já contrata pessoas qualificadas e experientes.
Existem outros gestores que não adotam o treinamento formal porque “seu pessoal aprende no exercício das suas funções”. Eles afirmam que “a experiência é o melhor professor”. Porém, se esquecem de que é também um professor muito caro.
Na verdade, pode-se afirmar que nada substitui o treinamento, pois um funcionário pode até ter inúmeras qualidades e experiências profissionais e, ainda assim, precisará ser treinada nos padrões da organização.
Os futuros colaboradores precisarão compreender os valores, a filosofia, as políticas da companhia e os procedimentos relacionados à sua futura função. Pois, se uma pessoa não receber essas informações sua capacidade de utilizar suas aptidões e experiência fica limitada.
Quando as pessoas são obrigadas a aprender através do processo de tentativa e erro, todos sofrem: _ o funcionário se sente fracassado, apesar de não ter cometido nenhuma falta. Os clientes se decepcionam com os erros que poderiam ser evitados e a empresa perde dinheiro.
Pode-se afirmar que o treinamento corporativo é o caminho para o crescimento e, se os colaboradores quiserem superar os padrões de excelência e galgar degraus na hierarquia profissional, certamente precisarão ser treinadas.
Portanto, os Gerentes modernos sabem que ao transmitir seus conhecimentos e aptidões aos seus funcionários, ele estará multiplicando sua própria eficácia pelo número de pessoas que treina. Ele estará disposto a sacrificar-se em curto prazo, a fim de receber benefícios em médio e longo prazo.