19.8 C
São Paulo
domingo, 28 de julho de 2024

 Representantes do setor público e privado apresentam os novos rumos da conectividade fixa e móvel no Brasil 

A 6ª edição do Fórum Operadoras Inovadoras acontece diante da expectativa de mais investimentos no País para garantir melhor acesso às redes de telecom pela população e todos os setores da economia 

Fórum Operadoras Inovadoras, que acontece nos dias 22 e 23 de março no WTC – São Paulo, confirmou a participação de representantes da ANATEL, do BNDES e de grandes empresas líderes, tais como Meta, Cisco, Claro/StarOne, Magalu, Huawei, Qualcomm, Nokia, além de outros 10 CEOs e presidentes de operadoras e instituições do mercado brasileiro de telecom e TI, para um amplo debate sobre como garantir a conectividade de qualidade no País, a partir das novas tecnologias já disponíveis e como elas poderão ser integradas em projetos inovadores e com vários casos de uso e apresentando resultados satisfatórios.

O evento acontece diante da expectativa de mais investimentos no setor a partir da mudança de governo e da execução de novos projetos públicos e privados para garantir mais conectividade para a população brasileira em todos os setores da economia, com ênfase para o uso das tecnologias 5G, OpenRAN, redes privadas, redes neutras, Internet das Coisas (IoT), operadoras virtuais (MVNO), Acesso Fixo sem Fio (fixed wireless access – FWA) e LPWA (rede de área ampla de baixa potência), além do Wi-Fi, que se apresenta como recurso para o acesso universal público para além dos planos contratados pelos usuários de Internet.

Estas principais tecnologias serão debatidas a partir de uma programação que tem início com um painel sobre o Plano Nacional de IoT: o que avançou em quatro anos?, que oferecerá um balanço da política pública, as perspectivas no novo governo e as iniciativas, modelos e setores que estão viabilizando as aplicações reais de Internet das Coisas. Participam deste debate; Ricardo Rivera, Chefe de Departamento das Indústrias Intensivas em Tecnologia e Conectividade, BNDES; José Gontijo, especialista e ex-secretário de empreendedorismo e inovação do MCTI; Paulo Spacca, CEO, Abinc (associação de IoT); e Janilson Bezerra, diretor de novos negócios, American Tower.

O painel sobre Oportunidades em espectro não-licenciado e perspectivas para o uso de white spaces no Brasil irá reunir; Cristiane Sanches, conselheira, Abrint (associação de ISPs; Igor Calvet, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial); Martha Suarez, president da DSA – Dynamic Spectrum Alliance; e Vinicius Caram, superintendente de recursos à prestação da Anatel. Na pauta, a utilização de frequências não licenciadas hoje no País; os desafios técnicos e comerciais e o que esperar sobre o uso de white spaces em projetos de cidades inteligentes, redes privativas ou metaverso: de onde virá a demanda por espectro.

Também relacionado ao uso de espectro não licenciado, o painel Os modelos de negócios para redes Wi-Fi abordará as oportunidades nesta área com a chegada do Wi-Fi 6E, que oferece maior velocidade, flexibilidade e escalabilidade para suportar o crescimento do número de dispositivos IoT e de uso outdoor de usuários domésticos. Participam deste debate Giuseppe Marrara, diretor sênior de políticas públicas da Cisco; Luciano Saboia, diretor de pesquisa e consultoria de telecom para América Latina da consultoria IDC; Jonas Trunk, CEO da Linktel; e Rafael Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.

MVNO, Network Slicing, Acesso Fixo sem Fio e Redes Neutras

Para o segundo dia do evento, a organização do Fórum Operadoras Inovadoras preparou uma programação que complementa os debates sobre a conectividade e convidou alguns dos principais líderes do segmento para os seguintes painéis: 

Os desafios comerciais e regulatórios das MVNOs – Qual é o atual cenário competitivo para as operadoras móveis virtuais, após a venda da Oi móvel e do leilão de 5G. Convidados: Alberto Blanco, CEO, Veek; Hugo Casasanta, CEO da Rico Telecom; Juliana Silva, gerente corporativo da Magalu; Olinto Sant’Ana, presidente da Abratual (associação das MVNOs); e Rudinei Gerhart, diretor-executivo da Tá Telecom.

O fatiamento das redes móveis e 5G, Network Slicing, terá uma sessão especial com Paulo Bernardocki, diretor de soluções de redes, Ericsson. Ele mostrará os principais casos de uso para o fatiamento na área e com operadoras de telecom poderão se explorar as oportunidades oferecidas.

acesso sem fio fixo (FWA) é uma rede alternativa à rede de fibra para que os ISPs possam oferecer planos de fornecer a pequenas empresas e residências a conectividade de última milha. Para esta nova modalidade de conectividade, foram convidados Ari Lopes, gerente para as Américas de mercados de telecom, Omdia; Carlos Reich, gerente de soluções de rede 5g, Intelbras; Carlos Roseiro, diretor de soluções integradas, Huawei; Hamilton Mattias, diretor de produtos, Qualcomm; e Wilson Cardoso, CTO da América Latina da Nokia. Na pauta: qual o mercado potencial para o serviço de banda larga sem fio no País; as estratégias das operadoras móveis e ISPs para a oferta de FWA via 4G e 5G; e quais os obstáculos econômicos e operacionais nesta área.

Responsáveis pela entrega de Internet na última milha, os provedores terão um painel dedicado a debater a integração de ISPs com as redes neutras, o que deve ser considerado antes de renunciar a uma rede proprietária e adotar o modelo de rede neutra. Como funciona a integração de sistemas e operação? Como assegurar o melhor retorno sobre investimentos em rede e vendas? Participam deste painel: Carlos Eduardo Sedeh, CEO, Megatelecom; Daniel Cardoso, CEO, I-Systems; Daniel Laper, diretor sênior de fibra e desenvolvimento de negócios, American Tower; e Gonzalo Fernandez Castro, CEO da Obvious.

As informações sobre inscrições podem ser vistas na página do evento AQUI.

Autor:

Wilians Geminiano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio