24.3 C
São Paulo
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Como o atacarejo está mudando o mercado varejista brasileiro

O atacarejo é um modelo de negócio que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado varejista. Ele combina características do atacado e do varejo, oferecendo preços baixos, alto volume de vendas e autoatendimento para clientes, tanto pessoa física quanto jurídica. Essa estrutura simples e enxuta permite a redução de custos com locação e transporte dos produtos, o que se reflete em preços mais competitivos.

No Brasil, o número de lojas de atacarejo cresceu 26% apenas em 2021, segundo dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas) e da Nielsen IQ. Esse modelo de negócio tem se mostrado uma opção vantajosa para os consumidores que buscam economizar em itens de uso diário ou básicos, bem como para pequenos empresários, como pizzarias, food trucks e bares, que encontram no canal uma forma de abastecer seus estoques com preços mais acessíveis.

Marcas conhecidas em diversos segmentos, como fraldas infantis e adultas e produtos de higiene pessoal em geral, como Bigfral, Cremer, PomPom e Turma da Mônica Baby, estão facilmente encontradas em lojas de atacarejo, oferecendo preços mais acessíveis para famílias que precisam comprar grandes quantidades desses produtos. Além disso, as lojas de atacarejo estão investindo em plataformas online, permitindo que os clientes comprem pela internet e recebam seus produtos em casa, o que tem contribuído para o aumento do número de consumidores que optam pelo atacarejo como uma opção de compra.

O atacarejo tem se mostrado uma alternativa viável para os consumidores que desejam economizar em suas compras, sem abrir mão da qualidade dos produtos. Com a pandemia de COVID-19, essa opção de compra tem ganhado ainda mais destaque, já que muitos consumidores passaram a comprar em maior quantidade e com menor frequência para evitar saídas frequentes de casa. Nesse contexto, o atacarejo se mostrou uma alternativa prática e eficiente.

Por esses motivos, o atacarejo tem se consolidado como uma opção de compra cada vez mais popular no mercado varejista brasileiro. A tendência é que o número de lojas e consumidores continue a crescer nos próximos anos, consolidando esse modelo de negócio como uma alternativa viável para quem busca economia e praticidade nas compras do dia a dia.

DADOS E FATOS

Segundo dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas) e da Nielsen IQ, atualmente há mais de 2 mil lojas de atacarejo no Brasil.

O número de lojas de atacarejo cresceu 26% somente em 2021, principalmente nas regiões Norte e Sul, além de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O setor de atacarejo tem sido responsável por grande parte do crescimento do setor varejista brasileiro nos últimos anos.

Em 2020, o faturamento do atacarejo no Brasil foi de R$ 125 bilhões, o que representa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

O ticket médio de compras em lojas de atacarejo é de cerca de R$ 130,00, enquanto no varejo tradicional é de R$ 67,00.

Autor:

Willians Fiori

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio