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sábado, 27 de julho de 2024

Por que as pequenas empresas contam mais do que nunca com o comércio eletrônico B2B

As pequenas empresas contaram com o comércio eletrônico para superar a pandemia e digitalizar sua operação. Agora que isso aconteceu, aumentar as vendas on-line e conquistar novos consumidores continua sendo uma prioridade.

2022 trouxe desafios significativos para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), devido à volatilidade dos preços da energia e ao aumento da inflação. Usar o comércio eletrônico foi a principal estratégia de sobrevivência, com 36% das pequenas empresas migrando para o digital.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Alibaba com 1.000 lojistas de pequenas empresas descobriu-se que:

  • 70% das pequenas empresas pesquisadas disseram que o impacto do COVID-19 as levou a fazer maiores investimentos em tecnologias digitais que estavam previstas para futuramente;
  • Os vendedores on-line B2B provavelmente verão uma concorrência maior em 2023, à medida que as empresas continuarem se adaptando à crescente necessidade de digitalização das organizações;
  • As empresas com o menor número de funcionários foram mais afetadas negativamente pelo mercado desafiador do ano passado;
  • 25% dos lojistas entrevistados com menos de 10 funcionários desligaram toda a equipe;
  • Apenas 13% dos entrevistados com mais de 250 funcionários tiveram os mesmos resultados;
  • As pequenas empresas foram criativas para manter as vendas altas e sobreviver às pressões pós-pandemia, o que exigiu um grande planejamento;
  • Migrar para o digital foi a principal estratégia de sobrevivência, com 36% das pequenas empresas tentando comércio eletrônico durante e diretamente após a pandemia;
  • Muitos migraram para os mercados B2B e continuam a investir nesse perfil de cliente;
  • 54% das pequenas empresas responderam que as plataformas de comércio eletrônico B2B continuam sendo críticas para suas operações atuais;
  • Para capturar mais vendas e aumentar os clientes, mais de 32% das pequenas empresas começaram a expandir os canais de vendas para sobreviver aos efeitos da pandemia.
  • 8% passaram a investir em pesquisa e desenvolvimento para atualizar produtos do catálogo de venda.

“A venda digital forneceu uma oportunidade para essas empresas alcançarem clientes local e globalmente sem esticar os orçamentos operacionais”, diz Andrew Zheng, vice-presidente da Alibaba. Mas os vendedores B2B devem ficar à frente das tendências digitais em 2023 para obter sucesso contínuo.

Principais conclusões:

  • Os vendedores on-line B2B provavelmente verão uma concorrência maior em 2023, à medida que as empresas continuarem se adaptando à crescente necessidade de digitalização;
  • Muitas pequenas empresas migraram para negócios B2B e continuam a usar esses recursos no mercado atual.

Autor:

Armando Leite Jr. Cursou Engenharia de Produção Elétrica na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Com mais de 15 anos de experiência com e-commerce e tecnologia, hoje empreende, gerencia e lidera a equipe de desenvolvimento da Trezo, empresa focada na implementação da plataforma Adobe Commerce.
Site da empresa/blog pessoal: www.trezo.com.br

E-mail: armando@trezo.com.br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/armandoleitejr

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