26.3 C
São Paulo
sábado, 27 de julho de 2024

“Ambiente 2023”: Vasart apresenta inovações que aliam design, sustentabilidade e tecnologia

A empresa de SP representa o Brasil na mais importante feira da Europa, que acontece na Alemanha e, compreende os segmentos de decoração, utilidades e mobiliário

Até amanhã (07/02), a cidade de Frankfurt, na Alemanha, recebe a Feira Internacional Ambiente 2023, evento que reúne expositores de todas as partes do mundo, com foco em produtos dos segmentos de decoração, mobiliário, utilidades e presentes. A Vasart, marca de vasos e móveis contemporâneos, com 15 anos de história, é uma das empresas que representa o Brasil na mostra e, está recebendo grande destaque no exterior em razão de suas ações focadas na sustentabilidade. Confira mais detalhes abaixo!  

VASART RENOVA
Pensando na sustentabilidade do nosso planeta, a Vasart aposta no modelo de economia circular e criou uma iniciativa exclusiva para pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções sustentáveis da empresa, a Vasart Renova. “Temos orgulho em dizer que 100% de nossas peças são produzidas com material reciclado, evitando que toneladas de plástico sejam descartados no meio ambiente e, tudo que é produzido pela Vasart pode ser reciclado novamente“, conta a diretora Silvana Novaes. 

RENOVA JEANS
Depois do grande sucesso no Brasil, agora a Coleção Jeans será apresentada para o mundo todo. Seguindo uma proposta sustentável, a linha oferece vasos produzidos a partir de calças jeans em fim de ciclo de uso, que possuem toda a beleza da cor azul, característica desse tecido tão popular.  As peças são feitas através da biotecnologia e de fibras de tecido aliadas ao plástico polietileno. Entre as coleções da Vasart que estão disponíveis na versão jeans estão Bali, Marajoara, Orto, SP27, Loft, entre outras.
Renova Vasart – Vasos Jeans nos modelos Fuji, Orto e Marajoara / Divulgação Vasart
COMO É FEITO O VASO JEANS?
Esse processo de produção possui algumas etapas importantes: Após o recolhimento dos jeans em fim do ciclo de uso, as peças são totalmente desmanchadas até virarem fibras. Depois disso, essas fibras são adicionadas ao Therpol (termoplástico, uma biotecnologia à base da borracha da seringueira), usado atualmente na composição de diversos produtos. Por fim, a Vasart utiliza o composto com o resultado dessa junção e insere essa matéria prima à produção de seus vasos roto-moldados, que são feitos principalmente com polietileno. O melhor de tudo é que esse processo é circular, ou seja, no futuro, o vaso descartado vira vaso novamente! 

RENOVA – I’M GREEN
A Vasart apresenta também mais um exemplo bem-sucedido: a coleção Seixos, com a assinatura da apresentadora de TV e youtuber brasileira Carol Costa, “A louca das plantas”. Todas as peças são produzidas com 100% de Polietileno Verde, da Brasken (derivado da Cana de açúcar), um material totalmente reciclável e que contribui na redução das emissões de gases do efeito estufa.
Vasos Seixos, produzidas com resina I’m Green | Divulgação Vasart
COLOR TREND 2023 
A VASART também apresenta cores inéditas em suas peças durante a feira Ambiente 2023. A paleta conta com a proposta do Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2023), que foi criado para atender aos profissionais da indústria de plásticos no mundo todo e, nesta edição conta com a assinatura do renomado artista e estilista Alexandre Herchcovitch. Entre os tons apresentados estão Areia Lavada, Argila, Azul Industrial, Endívia e Argila.

O anúncio do guia foi feito na última edição do II World Plastic Connection Summit, considerado o maior evento internacional do setor de plásticos transformados brasileiros, que é realizado pela Think Plastic Brazil (promovido pelo INP – Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a ApexBrasil.
Novidades: regadores Foz, de 2L e 4L, nos tons Areia Lavada e Tabaco; Vasos cilindros SP27 na tonalidade Azul Industrial; e vasos autoirrigáveis Acqua, nas cores Endívia e Argila – Divulgação Vasart
SUSTENTABILIDADE 
Com 15 anos de história, a Vasart – dirigida e fundada por Eduardo Savazoni e Silvana Novaes – é uma empresa totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. A empresa oferece mais de 30 coleções de vasos com design contemporâneo e foco na sustentabilidade. As peças são produzidas com uma avançada tecnologia de rotomoldagem, em que a empresa é pioneira no Brasil. 

Todos os produtos são 100% recicláveis e feitos com material 50% reciclado (a expectativa é que até 2025 esse número chegue a 100% também), com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta. Há também a utilização do Polietileno Verde em algumas de suas coleções, matéria prima 100% reciclável e que ajuda na redução das emissões de gases do efeito estufa. A Vasart já fabricou mais de 10 milhões de vasos, que foram comercializados no Brasil e pelo mundo. No total, de toda a matéria prima (polietileno) que a empresa utilizou até hoje, mais de 3 mil toneladas foram retiradas do lixo. 
Silvana Novaes e Eduardo Savazoni, diretores da Vasart – Divulgação
Depois de quase duas décadas, é muito gratificante ver a contribuição de nosso trabalho ao meio ambiente, assim como a conscientização das pessoas sobre o tema. Hoje, também é uma grande honra participar de uma feira de tamanha importância como a Ambiente 2023, além de levar a proposta da Vasart para o mundo todo”, conta Eduardo Savazoni.

Autora:

Karina Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio