Voto Impresso Auditável – Democracia fortalecida

24
773
Imagem retirada do Jornal “Click Diario”

Quem não admite que existe uma maneira diferente da sua para ver o Mundo é um militante do totalitarismo.

Hoje existe uma campanha, talvez a maior dos últimos anos, de desinformação sobre um tema que é pauta essencial para fortalecer ainda mais democracia Brasileira. Muito se fala em retrocesso e volta do “voto de cabresto” como possivel aumento da corrupção. O presente artigo, tentará esclarecer ponto a ponto dos argumentos falsos que desqualificam o debate sobre o voto auditavel.

O Voto impresso, representa o voto de cabresto”: Um dos pontos que mais encontrei na internet é disseminação da informação FALSA de que o voto impresso, faz voltar o voto de cabresto onde o candidato local pode obrigar intimidar pessoas (atraves de violência, ameaça e constrangimento)a votarem nele. Uma mentira, a PEC 135/19 que busca alterar o processo eleitoral é bem claro sobre o procedimento a ser adotado, só ler o artigo 14, paragrafo 12 que diz:

Publicidade

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

(…)

§ 12 No processo de votação e apuração das eleições, dos plebiscitos e dos referendos, independentemente do meio empregado para o registro do voto, é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.”

O Voto impresso é um retrocesso: Outra informação EQUIVOCADA que encontro sendo disseminada é de que o voto impresso seria um retrocesso tecnológico e democrático, o que não faz sentido nenhum, AFINAL o intuito do projeto é criar um sistema com maior transparencia, segurança e que possa ter uma auditoria independente, com contagem publica dos votos. O fortalecimento do sistema de votos, numa democracia, não pode ser considerado um retrocesso em nenhuma hipótese coerente. Paises cujo o conhecimento e com reconhecimento técnológico muito mais avançado, como Japão, utiliza sistemas parecidos em sua democracia. As nossas urnas, que são consideradas de primeira geração, são utilizadas em poucos páises, onde na maioria deles a democracia não é bem o seu forte. Retrocesso é termos um sistema de votos questionável, há anos, cujo “establishment” luta com unhas e dentes (e desinformação) para mante-lo intacto, por qual motivo?!

Mesmo quem nunca teve a casa assaltada sabe da importancia de ter uma tranca na porta, um cadeado no portão ou uma corrente prendendo a moto, o voto impresso auditável é isso, para melhor exemplificar.

É a terceira vez, desde o 1° protesto das diretas já em 1984 e o 2° protesto que foi dos caras pintadas em 1992 , que o Brasil tem o povo na rua, de forma orgânica e pacifica, o grito a favor da democracia.

O voto Impresso Auditável significa evolução das urnas eletrônicas e segurança ao pleito eleitoral. Assegura integridade e transparência aos resultados do voto, assegura compromisso do estado democrático com a representatividade popular e fortalece ainda mais a democracia.

24 COMENTÁRIOS

  1. Exatamente o que penso. Pq tanta resistencia e tanto trabalho e energia contra algo que é bom para a democracia? Parabens pela coragem de dar sua opiniao.

  2. Parabens, opinião que representa a maioria…voto impresso deveria ser consenso e ja deveria ter sido implantando, qual o medo do TSE ou do STF…

  3. Independente de Bolsonaro ou Lula, pois um dia estes dois vao passar, …mas a democracia fica…precisamos fortalecer com transparencia e maior segurança. Voto impresso SIM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui