6.6 C
São Paulo
terça-feira, 27 de agosto de 2024

C’est la vie…

Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi…
Que na vida a gente tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri….

Essa linda canção de Tim Maia tem uma verdade que a gente não gosta muito de perceber… em nosso mundo, para que um se dê bem, alguém sempre irá “pagar o pato”, como diziam os antigos… é uma filosofia meio deprê, mas é o que acontece em nosso dia a dia. Senão, vejamos… sempre que alguém consegue alcançar seu objetivo, mesmo que indiretamente causou a derrota de outro. Na vida só existe um vencedor, os outros são derrotados pela situação e pelas circunstancias. E isso se aplica em todos os campos da vida… pessoal, profissional, amoroso, familiar… quer um exemplo? Então vamos lá… você está interessada em um rapaz, você o acha atraente… você vai começar seu jogo de sedução para conquistá-lo. Mas não é só a sua atenção que foi despertada, tem outras competidoras no jogo. E apenas uma das, digamos assim, jogadoras em campo conseguirá “fisgar” o coração do pretendido. Isso vale para os rapazes também, é claro. No campo profissional… você dá sempre o melhor de si, sempre na esperança de ser notada por seus superiores e conseguir galgar novas posições na hierarquia da empresa. Mas não é só você que está ali, tem outras pessoas que também desejam uma posição melhor. E quando surge uma oportunidade, apenas uma entre as várias pessoas que estão ali, conseguirá a tão sonhada promoção com todas as benesses que tal evento proporcionará. E assim vai… em todos os campos da vida, a batalha para se provar como melhor que seu semelhante acontece a todo segundo…

É, meus queridos, a vida é dura. Bem, alguns dizem que ela “é dura para quem é mole”, mas não é bem assim… muitas coisas independem de nossa vontade. As circunstancias muitas vezes nos são desfavoráveis e às vezes a sorte nos dá as costas… é claro que nem todo mundo acredita em sorte. Tenho um amigo que sempre diz que quanto mais estuda, mais sua sorte aumenta. Concordo com ele em partes. É claro que quanto mais se preparar, melhores condições terá para tentar conseguir as chances que porventura aparecerem em sua vida. Como eu disse outro dia, Kairós é assaz escorregadio e não nos dá uma segunda chance. Quando a oportunidade se apresenta, devemos tentar agarrá-la com as duas mãos, e nos certificar de que a senhora Fortuna não irá escapar de nós… mais fácil dizer do que fazer, com já diziam os antigos. Afinal, há mais coisas em jogo do que nossa mera vontade de vencer…

“Isso é conversa de derrotista”, com certeza alguns irão dizer. “Quem faz nossa sorte somos nós mesmos”, dirão outros. Bem, concordo que uma parte de nosso sucesso em nossas empreitadas depende de nosso desempenho, de nosso esforço próprio. Mas existem situações que fogem ao nosso controle, por mais que desejemos ser os senhores de nosso destino. Mas, como já disse alguém, em algum momento… “c’est la vie”…

O que podemos fazer para tentar melhorar nossa sorte? Bem, só podemos fazer uma coisa… nos preparar o mais que pudermos, para que possamos vencer as barreiras que se apresentam a nossa frente a todo instante. E, a cada derrota que nos for inflingida, nos levantar e erguer a cabeça, continuar lutando contra os percalços da vida, em busca da tão sonhada vitória. Vamos conseguir? Não sei. Alguns de nós com certeza conseguirão subir ao pódio e receber a coroa de louros por sua vitória, enquanto a maioria ficará pelo caminho. Bem, para esses que não conseguiram as melhores posições na corrida da vida, tem que se lembrar dos versos da canção do Tim Maia…”Mas, quem sofre sempre tem que procurar… pelo menos vir achar… razão para viver… ver na vida algum motivo prá sonhar… ter um sonho todo azul… azul da cor do mar”… ou seja, por mais que levemos tombos da vida (e vamos levar, com certeza), se não encontrarmos motivos para continuar lutando e nos entregarmos ao conformismo e a derrota, bem, então realmente estaremos perdidos…

São sete horas e cinquenta minutos desta manhã linda e nublada, onde os termômetros acusam 22ºC, com possibilidade de chover torrencialmente mais tarde. Bem, se chover, com certeza a temperatura via cair… mas faz parte do jogo.

Que Deus abençoe a todos nós e nos permita termos a melhor primeira terça feira do ano que já tivemos até hoje. Que este dia seja iluminado e que consigamos vislumbrar todas as oportunidades que venham a se apresentar a nossa frente, e que tenhamos discernimento para aproveitá-las…

Fiquem com Deus e até amanhã, se Ele assim o permitir… beijinhos…

Autora:

Tania Miranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio