22.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Adeus ano velho, feliz ano novo

E mais um ano chegou ao seu final! Mais algumas horas e teremos virado mais uma página do Grande Livro da Vida. Não sei. Acho isso um pouco melancólico. Pois, de certa forma, é como se o tempo tivesse morrido um pouquinho. Tudo bem, ele renasce na forma de um ano novo. Mas é esse pequeno hiato de tempo, alguns micro segundos  que separam o novo do velho é que são deveras tristes. Porque, mesmo que por uma pequena fração de segundos, o Universo morre… tudo bem, ele renasce logo em seguida… mas… e se um dia o renascimento não acontecer?

Vida e Morte fazem parte de nosso cotidiano. A todo momento uma vida floresce e a todo momento uma outra fenece. Faz parte da Grande Roda Viva… os dois lados da mesma moeda. Afinal, tudo que nasce um dia, com certeza irá morrer. Não tem como fugir dessa estrada. O que se faz durante esse trajeto é que conta. Ao menos para o indivíduo. Sim, porque para aqueles que estão ao seu redor, quando sua luz se apaga, este vai sendo esquecido aos poucos, como uma luz que vai perdendo seu brilho lentamente. Primeiro, as pessoas mais distantes deixarão de se lembrar daquela pessoa. Depois, aquelas não tão próximas. Então, finalmente, aquelas que eram unha e carne com a falecida começam a se esquecer da pessoa. De repente a imagem que era vívida na lembrança vai aos poucos desvanecendo… até que em um belo dia elas não se lembram mais de quem partiu…

Sim, quanta coisa não acontece no decorrer de um ano… é um espaço curto de tempo… apenas 365 dias e seis horas… se bem que, pensando assim, os meses são menores, ainda… apenas 30 dias, em média… e o dia? É composto por apenas vinte e quatro horas… e a hora? 60 minutos… minuto? 60 segundos… segundo?.. bem, é melhor para por aí, senão vamos começar a acreditar que um segundo é um tempo infinito…. mas se  considerarmos que tudo na vida é relativo, um segundo pode, sim, ser uma eternidade… só depende da situação que você está vivendo no momento…

Por outro lado… tudo bem, o ano chegou ao fim, como a vida também chegará, um dia. Mas o ano nasceu, novamente. Desculpe… no caso, vai nascer! E com ele renascem as esperanças de conseguirmos alcançar aqueles objetivos que não foi possível realizar durante nossa jornada nesse tempo passado, por motivos mil. Teremos uma nova chance. Se vamos conseguir aproveitar dessa vez ou não, só o tempo dirá…

Bem, esperemos que Cronos nos seja gentil, e que consigamos perceber quando Kairós aproximar-se de nós, para que possamos agarrá-lo e aproveitar aquele momento para realizarmos  nossos sonhos. Afinal, Kairós é um deus escorregadio, que não dá uma segunda chance para seus acólitos… 

Sim, eu sei… esta conversa está por demais depressiva. Ano Novo é tempo de renovação, de energia positiva. Afinal, você atrai para si aquilo que você projeta no espaço e no tempo. Boas vibrações nos trazem coisas boas em nossas vidas. Se desejamos o bem para nossos semelhantes, com certeza esse bem retornará em nossas vida, nos fazendo mais alegres e felizes. Por outro lado, se desejamos o mal para nossos irmãos…

Nosso maior problema é que muitas vezes não conseguimos vislumbrar nada além de nossos próprios umbigos, só enxergamos aquilo que achamos que está certo… e muitas vêzes o que é certo para nós, o mundo está gritando em altos brados que está errado.  E é aí que Kairós entra na história… em alguns momentos ele vem e nos dá a oportunidade de efetuarmos mudanças em nossas vidas. Ele é o senhor do tempo, assim como Cronos… com a diferença que, enquanto Cronos controla todo o espaço-tempo, Kairós é responsável por aqueles momentos únicos que acontecem em nossas vidas… sabe quando você fica se perguntado, tipo “Por que não fiz assim? Se eu tivesse feito isso, as coisas teriam dado certo?” Bem, ele te deu o momento. Se você conseguiu vislumbrar a oportunidade e a agarrou com todo o seu coração, pode ter conseguido o sucesso esperado. Ou não. Mas pelo menos aproveitou a chance que se apresentou em sua vida. Pois é como se diz, “a sorte ajuda os ousados”… muitas coisas acontecem a todo momento ao nosso redor. Muitas coisas aconteceram no ano que, a esta altura, já se findou. E muita coisa acontecerá no ano que neste momento se inicia. Cabe apenas a cada um de nós saber aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Afrodite nos ofertará o Amor, Tiche com certeza nos proporcionará acesso à sua cornucópia, porém não devemos nos esquecer que a Fortuna tem seus caprichos e cabe a nós e tão somente a nós não sermos vítimas da inconstância da sorte…

Tudo o que podemos desejar neste Ano Novo que se inicia é que tenhamos sabedoria para distinguirmos qual caminho devemos seguir, e que sejamos justos para com aqueles que nos cercam. Que Deus que tudo vê, que é o Senhor dos Céus e da Terra nos abençoe e nos permita uma vida feliz e, se possível, livre de percalços junto com as pessoas que amamos. E que nos dê sabedoria para aprendermos a amar aquelas com as quais não nos damos bem, não importa qual a razão. Que Ele nos tire as travas de nossos olhos, para que possamos ver com clareza os caminhos a nossa frente e que nos dê sabedoria para que escolhamos o caminho que leva ao seu Reino.

Que este seja realmente um Feliz Ano Novo para todos nós…

Autora:

Tania Miranda

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio