26.9 C
São Paulo
terça-feira, 3 de setembro de 2024

Paz!

“Tomara que seja verdade Que existe mesmo

Disco Voador

Que seja um povo inteligente P’rá trazer p’rá gente

A paz e o amor…”

Com estes versos singelos Palmeira e Biá, dupla sertaneja oriunda de São Paulo gravou esta bela canção em 1955. Para quem acha que ufologia é coisa dos dias atuais, já nos anos cinquenta muito se comentava sobre o assunto…

O começo do século passado foi marcado por muitos atritos militares entre as nações… não muito diferente do que acontece neste século XXI…

Em 28 de julho de 1914 iniciou-se na Europa o grande conflito que passaria para os anais da História como a Guerra das Guerras, e só se encerraria em 11 de novembro de 1918. Este conflito estava centrado na Europa, envolvendo as grandes potências do mundo todo, que se dividiram em duas alianças opostas… os Aliados (Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) Os Impérios Centrais formariam a Tríplice Aliança com a Itália, mas como a Áustria-Hungria tomaram a ofensiva, violando o acordo, a Itália acabou por não participar da aliança e mudou de lado, lutando pelos Aliados. As alianças se reorganizaram e mais nações participaram do conflito. Mais de setenta milhões de militares, incluindo sessenta milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história. Mais de nove milhões de soldados perderam suas vidas nesse conflito, que foi o sexto mais letal na história da humanidade…

Vinte e um anos depois de encerrado o conflito conhecido hoje como “I Guerra Mundial” novamente a Europa entrou em ebulição quando, em 1 de Setembro de 1939 a Alemanha Nazista invadiu a Polônia e a França e boa parte dos países do Império Britânico declararam guerra à Alemanha. É claro que o mundo já tinha vários conflitos em andamento, como a Etiópia contra a Itália e a China contra o Japão. Ou seja, tanto ontem como hoje, sempre tem algum conflito em algum lugar desse nosso planetinha…

A Segunda Guerra Mundial encerrou-se em 2 de Setembro de 1945, com a vitória dos Aliados sobre a Alemanha Nazista, principal gatilho do conflito, mas não o único. Não podemos nos esquecer que vários conflitos se desenrolavam paralelamente ao que consideramos o principal. Afinal, enquanto o Nazismo de Hitler estava atacando várias frentes de batalha, foi apoiado pelo Fascismo de Mussolini e a invasão da China pelo governo imperialista do Japão. E é claro que vários outros eventos menores contribuíam para que o conflito se estendesse por tanto tempo. E quanto ao final oficial desta guerra…

bem, só em 1990 (45 anos depois de encerrados os conflitos aqui mencionados) é que foi ratificado o acordo de paz com a Alemanha…

Vários conflitos, espalhados pelo mundo, marcaram o Século Vinte. Só para citarmos alguns, temos a guerra russo-japonesa de 1904 a 1905, a guerra dos Balcãs, de 1912 a 1913 e a guerra do Contestado, de 1912 a 1916, essas antes da Primeira Guerra Mundial. Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, tivemos ao menos três grandes conflitos, a Guerra Civil Russa, de 1918 a 1922, a Guerra do Chaco, de 1932 a 1935 e a Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939…

De todos os conflitos mencionados, é claro que o Brasil não poderia ficar de fora. Afinal, em terras brasileiras também houve vários levantes armados. Para os paulistas, sem dúvida a Revolução Constitucionalista de 1932, conflito que durou pouco menos de quatro meses, é marcante em sua história… mas a Guerra do Contestado, ocorrida na divisa dos Estados do Paraná e Santa Catarina, com duração de quatro anos, com certeza foi um dos mais sangrentos conflitos ocorridos por aqui, a exemplo da Guerra de Canudos. Como em Canudos, A Guerra do Contestado teve sua origem no Messianismo, embora é claro que o grande culpado por ela acontecer foi o Estado, que como sempre não está preocupado com o bem estar de seus cidadãos, mas sim com os lucros da oligarquia dominante. Tudo começou com a desapropriação de uma área entre os Estados de Santa Catarina e Paraná para a construção de uma estrada de ferro que ligaria os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Os pequenos fazendeiros da região foram à falência, e posseiros que viviam da extração da erva mate e madeira foram expulsos pelos jagunços a serviço dos grandes fazendeiros. Quando a construção da Estrada de Ferro foi concluída, milhares de trabalhadores foram despedidos, ficando sem renda para sobreviver… e o estopim da revolta foi aceso…

Podemos dizer que o líder da revolta do povo contra o Estado foi o monge José Maria (três religiosos receberam esse nome, sendo que o último foi quem chefiou o grupo durante parte do conflito), morto em combate em 22 de outubro de 1912. Foi então sucedido por Maria Rosa, a “Joana D’Arc ” do sertão…

Claro que os sertanejos, no final das contas, perderam a guerra e suas comunidade foram simplesmente arrasadas pelas forças federais. afinal, era necessário manter a lei e a ordem. Mas…

Voltando a falar do mundo, em 31 de outubro de 1952, a primeira bomba de hidrogênio explodiu em uma experiência feita pelos Estados Unidos. Sua explosão teve a força de dez megatons, sendo 750 vezes mais potente que as primeiras bombas atômicas, com potencial para arrasar cidades inteiras….

Como dizia o poeta, “em vez de fabricar remédios para curar doenças, o homem usa o seu gênio para criar armas para matar”…

É triste a gente perceber que, mesmo tendo já passado tanto tempo desde esses conflitos e a evolução das armas utilizadas nestes, o Homem não evoluiu para a paz, como seria desejado. Ao contrário, cada dia mostra se tornar ainda mais selvagem, querendo sempre tomar o que seu irmão possui………………………………. infelizmente poucas pessoas realmente pensam no bem estar de seus semelhantes. A maioria prefere ficar à margem dos acontecimentos, sem perceber que, se não tiverem uma posição clara sobre o que ocorre a sua volta, serão tragadas pelos acontecimentos… e de repente, pode não ter mais volta…

É claro que existem pessoas abnegadas, que dão sua vida pela paz e pelos seus semelhantes. E é graças a esse grupo que ainda é pequeno, mas que se Deus quiser um dia conseguirá crescer o suficiente para mudar o mundo, que as coisas vão mudando um pouquinho por dia. É pouco? Sim, é claro que é. Mas é de grão em grão que a galinha enche o papo, já diziam os antigos………………………. e, com a benção divina, um dia as guerras serão esquecidas e a Terra se tornará o Paraíso onde finalmente a humanidade poderá viver em paz, com harmonia com a Natureza e com Deus…

São 8:56 da manhã desta quarta feira chuvosa. Neste momento os termômetros estão marcando 20ºC, mas devido a chuva, a sensação térmica é de um pouquinho de frio…

Que Deus nos proporcione um dia lindo e agradável e que este seja o dia mais lindo de todos os que já vivemos…

Foto: Arquivo pessoal

Autora:

Tania Miranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio