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sexta-feira, 22 de novembro de 2024


Quatro testes que todo e-commerce deve fazer para preparar sua loja para as vendas de Natal
 

As páginas, os botões e as funcionalidades de uma loja virtual devem estar operando da melhor maneira possível, a fim de conquistar o consumidor 

São Paulo, dezembro de 2022 – O Natal deve levar mais de 118 milhões de consumidores às compras este ano, é o que aponta a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O levantamento indica que o período mais aguardado do ano pelos consumidores e comerciantes, deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia.  

De acordo com a pesquisa 81,2 milhões de consumidores pretendem fazer alguma compra pela internet. Entre aqueles que farão compras online, 36% devem comprar quase todos os presentes na internet, 31% metade dos presentes, e 21% todos os presentes dessa forma, em média, 7 a cada 10 presentes serão comprados por este canal. 77% devem utilizar os aplicativos, 76% os sites e 18% o Instagram para adquirir os produtos. 
 

E, para garantir que o cliente tenha uma boa experiência durante as compras de Natal, é fundamental que o e-commerce faça testes e verifique se os sistemas e as páginas estão funcionando corretamente, sem apresentar falhas que possam prejudicar as vendas online.  

“Antecipar-se a um problema antes que ele afete o desempenho das vendas online é crucial para manter um e-commerce ativo e não prejudicar a experiência do cliente. Logo, investir na testagem de sistemas é a melhor solução para garantir confiança, eficiência e segurança”, afirma Sabrina Tonom QA Manager na JBQ.Global.  

A especialista listou quatro testes que toda loja virtual deve fazer para se preparar para as vendas de Natal: 

 
1. Teste funcional 

Esse teste é realizado durante a fase de desenvolvimento e possui papel muito importante no controle da qualidade. O teste funcional é aplicado para verificar se o sistema está funcionando de acordo com a expectativa da área de negócio. 

Geralmente, o teste é feito para validar se os processos e as ações estão de acordo com as regras de negócio descritas durante as definições. Entre as validações mais comuns, destacam-se cadastro e login, cupons e descontos, formas de pagamentos, processo de compra, armazenamento de dados, frete, entre outros primordiais para a característica do negócio. 

2. Teste de desempenho 

O teste de desempenho é fundamental para garantir a eficiência e evitar que vendas não sejam realizadas devido a instabilidades na plataforma. Ele expõe um sistema a uma condição específica (carga de trabalho) para verificar o desempenho dele por meio de alguns indicadores. 

Entre eles, podemos citar o tempo de resposta e a capacidade de carga, que é a quantidade de usuários simultâneos que a plataforma suporta. Durante essa testagem, também são aplicadas outras categorias de testes, como o teste de stress e de performance. 

3. Teste de usabilidade 

O teste de usabilidade tem como foco a experiência e a navegação do usuário na loja virtual, revelando a facilidade de uso do sistema. Além disso, o teste revela se a plataforma é intuitiva para o usuário, de acordo com o público-alvo que a empresa espera atingir. 

Nesse sentido, o time deve trabalhar em conjunto da equipe de UX, a fim de resolver problemas que podem interferir na experiência do usuário e com objetivo de facilitar a navegação no e-commerce. 

4. Teste de compatibilidade 

A linguagem digital e os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de diversos software com diferentes funções. Entretanto, é necessário verificar se o sistema é compatível com os navegadores e as plataformas (desktop ou mobile, por exemplo) em que o e-commerce será inserido. 

Por isso, as empresas devem aplicar o teste de compatibilidade para evitar que falhas de incompatibilidade, como não carregamento da página ou erros de armazenamento, aconteçam. Apesar de ser muito difícil testar todas as possibilidades, uma dica é focar nos navegadores e nos dispositivos que o público-alvo mais utiliza. 

Sobre o Grupo JBQ.Global 

Com mais de 15 anos de história, o Grupo JBQ.Global, formado pelas marcas Jotta, Adaga e Anggle, atua na área de consultoria em Tecnologia da Informação, e é especializado em outsourcing e soluções para transformação digital das empresas. Atualmente conta com quase 200 colaboradores em sua equipe, trabalhando de 44 cidades diferentes pelo Brasil e possui clientes por toda a América Latina, Portugal e Estados Unidos, além de um escritório no México. Sempre focado no aumento de resultados, com qualidade, transparência possui uma equipe altamente capacitada e especialistas em arquitetura de software, desenvolvedores e consultores que realizam suporte técnico, manutenção e treinamentos. 

Autora:

Priscila Palacio

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