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segunda-feira, 10 de março de 2025

Tendências para o setor varejista nos próximos anos

O varejo passou por mudanças significativas durante a pandemia e precisou investir fortemente em inovação para acompanhar as transformações da sociedade e dos desejos e necessidades dos consumidores. Nesse contexto, houve um aumento tanto na criação de startups da área, quanto nas buscas por parte dos varejistas por soluções que atendessem às novas demandas do público.

Segundo o estudo “A evolução das startups no setor de varejo”, desenvolvido pela Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil com o objetivo de analisar a inovação nesse mercado, de 2021 para 2022 o segmento registrou um crescimento de 17,85% no volume de empresas. Foram mapeadas 373 startups ativas de 31 categorias, como soluções de comunicação e relacionamento com o cliente (10,2%); criação/personalização de e-commerce (7,8%); gerenciamento de loja (6,7%); meios de pagamento (6,2%); análise de dados (5,6%); gestão de estoques (5,1%) e experiência do cliente (4,3%).

Pensando em como o setor está em constante desenvolvimento e evolução, listamos algumas tendências para o varejo nos próximos anos. Confira:

Hiper personalização

Conquistar os consumidores tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa e desafiadora. Atualmente, eles estão demandando soluções mais personalizadas, que dialoguem de fato com suas necessidades. “É preciso acompanhar toda a jornada de compra do cliente para conseguir oferecer a ele uma experiência diferenciada e que o encante. A hiper personalização já não é mais um diferencial, mas sim algo obrigatório para os varejistas e deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos”, analisa Mateus Magno, CEO da Samba Digital.

5G

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados, permanece no radar para os próximos anos. Com isso, o consumidor, que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Já os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento. Para Jefferson Araújo, CEO da Showkase, realidade virtual, live commerce, metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. “É hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo, afinal o 5G traz benefícios para todos”, complementa.

Phygital

O phygital estará em alta nos próximos anos, ao passo que a fusão entre o varejo físico e digital, que promete alavancar vendas e o relacionamento com o cliente, principalmente em datas sazonais, está cada vez mais presente. “Esta jornada de compra híbrida, que vai do on para o off, e vice-versa, possui diversos benefícios, como reconhecimento de marca e valor agregado, além da fidelização do cliente. O famoso “compre na internet e retire na loja” seguirá em destaque, garantindo o menor preço e a rapidez para ter o produto em mãos. Por isso, a integração das lojas físicas e on-line será essencial nos próximos anos”, afirma Tomás Duarte, cofundador e CEO da Track.co, startup brasileira referência em gestão da experiência do cliente.

Para agregar ao ambiente online de compra e vendas, citar o Metaverso como uma ferramenta mais que promissora é necessário. Podemos defini-lo como a interação digital elevada ao mais alto nível de semelhança com o mundo real. “Com seus próprios meios de pagamento e ambiente de vendas, o Metaverso pode oferecer o que almejamos no mundo real de uma forma mais prática e única, por meio das NFTs e carteiras virtuais com Criptomoedas, além de fornecer produtos exclusivamente digitais. Tudo isso sem a locomoção física do mundo real”, explica Daniel Goettenauer, especialista em inovação do Sidia.

Novos meios de pagamentos

Com tantas tendências dentro do varejo, não podemos deixar de falar sobre as formas de pagamento, que estão cada vez mais inovadoras. “O cashback, por exemplo, oferece uma parte do dinheiro gasto no produto de volta para o cliente, que poderá recebê-lo em dinheiro, por meio de sua conta bancária, ou como crédito para compras futuras. É uma ótima forma de fidelizar clientes e fazer com que eles retornem e comprem novamente no estabelecimento por conta deste benefício oferecido. Com esse tipo de sistema, as lojas podem oferecer uma porcentagem do valor para todos os produtos ou limitar o benefício a apenas alguns”, afirma Maria Cristina Kopacek, Co-fundadora da Idez, fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

Gestão Colaborativa 

Um dos principais desafios dos varejistas é manter uma gestão segura para as lojas e filiais, já que existem despesas e gastos do dia a dia que não podem ser previstos. Nessas situações, muitos gestores optam por realizar a sangria de caixa para pagar pelas despesas operacionais. Porém, essa prática pode ser prejudicial para a empresa, já que não é incomum que ocorram as quebras de caixa negativas. Por isso gestores têm buscado soluções tecnológicas que possam solucionar as questões de pagamentos e gestão de despesas de maneira desburocratizada e permanente. “O cartão empresarial é um grande aliado para essas questões, já que é possível designar uma unidade para cada loja, controlar os limites de gastos de cada cartão e monitorar as despesas de toda a rede de lojas em tempo real por meio de dashboards, dando mais liberdade e confiança para  todos s envolvidos. Assim, é possível abandonar processos desatualizados que consomem muito tempo e até quebras de caixa”, finaliza Thiago Campaz, CEO do VExpenses

Autora:

Ana Isabella

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