30 C
São Paulo
sábado, 1 de março de 2025

Empresa investe em clínica de atenção primária e reduz custos em saúde

Experiência foi premiada no Congresso Unidas, em Florianópolis

Mudança relativamente simples na maneira de oferecer atendimento em saúde ao colaborador garantiu a uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF, aprimorar o uso dos serviços, diminuir o desperdício e reduzir em 10% o custo com saúde, benefício oferecido aos funcionários e seus dependentes de uma de suas unidades. A experiência, implantada em parceria com a AsQ, especializada em gestão em saúde para empresas, foi apresentada e ganhou a segunda colocação do prêmio do Congresso Unidas, em Florianópolis.

“A empresa inovou ao implementar o modelo de Atenção Primária à Saúde com clínicas que garantem o início do acesso ao serviço de saúde aos colaboradores e dependentes”, explica o CEO da AsQ, André Machado. Quando apresentam qualquer problema de saúde, os colaboradores da empresa são orientados a buscar a clínica de atenção primária implantada para atendê-los e passam a ter um acompanhamento próximo de equipes especializadas e a contar com planos terapêuticos e ferramentas de controle de indicadores de saúde. “Além de melhorar a qualidade da oferta de serviço, já que a equipe de saúde, composta por enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos acompanham o histórico de cada indivíduo com apoio de tecnologia, isso é importante para evitar o desperdício, caracterizado pela realização de consultas e exames desnecessários”, diz Machado.

A avaliação do serviço levou em conta o acompanhamento de atendimentos realizados entre setembro de 2021 e agosto passado a uma população de pouco mais de 11 mil pessoas. Em média, foram pouco mais de 2,3 mil atendimentos/mensais, com apenas 11% de no show (ausências não informadas com antecedência do paciente) e alta resolutividade. No total, 85% dos casos foram resolvidos pela equipe da clínica – e os 15% restantes encaminhados a especialistas. A experiência, que já dura três anos, tem agradado os usuários, que demonstram satisfação.

Autora:

Giovanna Olivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio