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quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Aos 80 anos, Porto Seguros passa a ser apenas Porto?

No ano em que completa 80 anos, a ex-Porto Seguro decidiu transformar sua história. Uma das maiores seguradoras do país, desde abril, a empresa mudou seu nome e passou a se chamar apenas Porto. A intenção é mostrar aos consumidores que ela deixou de ser apenas uma seguradora. 

O anúncio da mudança foi feito em abril. Bruno Garfunkel, presidente do conselho do Grupo, disse na ocasião que, mesmo com a nova marca, a companhia continua sendo “um porto seguro para todos”. 

A mudança não significa perder a liderança em seguros de automóvel, nicho no qual a empresa segue inovando, como o lançamento recente do seguro auto por assinatura pela Azul, uma empresa do grupo, demonstra. A estratégia anunciada é de crescimento em várias linhas de negócios, com marcas próprias e atuação independente.

A Porto é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada para melhorar e facilitar a experiência do cliente. A companhia possui três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. 

Além de 11,7 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 12 mil prestadores e 36 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 55 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo, 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência e Porto Seguro Uruguay. 

A Porto encerrou o primeiro trimestre de 2022 com um lucro líquido de R$ 175,1 milhões e uma receita total de R$ 5,9 bilhões. A Porto Seguros apresentou crescimento de 16%, já a Porto Saúde e a Porto Seguro Bank atingiram crescimentos ainda mais expressivos, superiores a 35%, resultando em 21,4% de aumento da receita total em relação ao 1º trimestre de 2021. 

“Somos muito mais do que uma seguradora, e isso fica cada vez mais evidente com os resultados apresentados e com a nossa estratégia de ser um verdadeiro ecossistema de negócios no mercado. Trabalhamos para reforçar nossa posição de companhia que utiliza a tecnologia para oferecer experiências únicas e inovadoras para os clientes, com amplas opções de soluções e proteção para todos os momentos na vida das pessoas”, explica Roberto Santos, CEO da Porto e diretor da área de Relação com Investidores da companhia.

As receitas atingiram R$ 3,9 bilhões no período, por meio do crescimento acima de 15% nos principais produtos da empresa: Auto, Patrimonial e Vida. A companhia busca ser a seguradora mais presente na vida das pessoas, com a oferta de experiências encantadoras, soluções inovadoras e profundo processo de analytics. 

Uma das iniciativas para alcançar esse objetivo foi o lançamento de campanhas de marketing de massa em programas como o Big Brother Brasil e o Encontro com Fátima Bernardes, veiculados pela Rede Globo, para anunciar o novo Azul Seguro Auto por Assinatura, que busca democratizar ainda mais o acesso ao seguro automotivo. 

Outra iniciativa foi o lançamento da nova marca da Azul, com identidade visual mais moderna e leve. Também foi lançado no mercado tanto o novo Seguro para Celular da empresa, digital e com forte potencial de penetração e crescimento, quanto o Seguro Vida Presente, com prêmios nivelados, que habilita a Porto a atuar em um segmento mais sofisticado e que demanda soluções especializadas.

Na Porto Saúde, as receitas cresceram 37,4% (em comparação com o 1º trimestre de 2021), impulsionadas pelo Seguro Empresarial, que ampliou seus prêmios em 43,2% no trimestre e adicionou 95 mil vidas nos últimos 12 meses, alcançando cerca de 370 mil vidas seguradas. A Porto Saúde oferece um amplo portfólio de soluções em planos de saúde, odontológicos e de saúde ocupacional acessíveis, somando ainda um ecossistema de benefícios para as pessoas e para os negócios.

Na Porto Seguro Bank, a expansão das receitas em 36,7% foi decorrente, principalmente, do forte crescimento das receitas de Cartão de Crédito e Financiamento, com destaque para a elevação de 16% (comparado com o 1º trimestre de 2021) no número de contas ativas de cartão, além do aumento expressivo de Fianças Locatícias, de Consórcios e do portal imobiliário Olho Mágico, que já conta com mais de 50 mil anúncios ativos. 

A Porto Seguro Bank nasceu com 3,5 milhões de negócios, com a proposta de oferecer soluções ágeis, inovadoras, e focadas não apenas em tech, mas na satisfação de seus clientes. Para isso, lançou a conta digital e estruturou as soluções financeiras em serviços de pagamentos, produtos de crédito e investimentos. Para dar impulso a essa iniciativa, a Porto Seguro Bank será a patrocinadora oficial do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 pelos próximos três anos. 

Em relação à carteira de crédito, ela segue crescendo consistentemente, porém com cautela, dado o cenário macroeconômico mais adverso, nível de incerteza do mercado e deterioração da capacidade de pagamento das famílias.

No segmento de Serviços, as receitas cresceram 35,6% (em comparação ao 1º trimestre de 2021), um fato decorrente da evolução dos negócios do Carro Fácil, que atingiu 10,8 mil contratos ativos, e do crescimento dos serviços de assistência Porto Faz e Reppara!, que, juntos, aumentaram a receita em 48,9% no trimestre (comparado com o 1º trimestre de 2021).

No consolidado de todos os negócios de seguros, a companhia encerrou o trimestre com um Índice Combinado de 99,2%, um aumento de 5,6 p.p. em comparação ao mesmo período do ano anterior. Isso é explicado, principalmente, pela elevação na sinistralidade do seguro Auto, impactada pela inflação de veículos e peças e pelo aumento da mobilidade, já equacionado, em modelos de subscrição e precificação.

O resultado financeiro da empresa atingiu R$ 150 milhões no trimestre, o que representa uma rentabilidade das aplicações financeiras (ex-previdência) equivalente a 83% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). O número foi impactado principalmente pelo desempenho dos títulos indexados à inflação e da alocação em câmbio (USD), embora as alocações em renda variável também tenham contribuído positivamente e favorecido a rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio, atingindo 7,5% no trimestre.

A Porto segue avançando também em iniciativas para promover o crescimento sustentável e, a partir de agora, possui uma plataforma de ASG onde estarão concentradas todas as ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

De forma geral, como avalia Roberto Santos, “No período, ultrapassamos a marca de 100 mil acionistas na bolsa de valores, um marco que motiva toda a companhia a seguir firme no propósito de oferecer experiências transformadoras e ser cada vez mais um Porto Seguro para as pessoas e seus sonhos”.

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