Tornar a operação de transporte mais eficiente é a principal preocupação das novas lideranças do transporte rodoviário de cargas. Essa foi a conclusão do encontro de 120 empresários e executivos do COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos, ligado à NTC&Logística, promovido pela TruckPag e 3SAT Tecnologia.
“O COMJOVEM é fundamental para manter constante a evolução nas operações do transporte rodoviário de cargas”, avalia Kassio Seefeld, CEO da TruckPag e da 3SAT Tecnologia, que completa: “o encontro foi um termômetro para entender que as soluções que fornecem inteligência a operação são muito procuradas”.
O evento com as lideranças do COMJOVEM foi em São Paulo, durante a Fenatran. O grupo pertence à NTC&Logística e trabalha há 12 anos no desenvolvimento do transporte de cargas. “Apresentamos nossas soluções que tiveram boa acolhida entre os empresários”, diz Seefeld.
A TruckPag, startup de meios de pagamento para frotas; oferece um sistema seguro de controle e gestão de abastecimento de combustível que aumenta a eficiência do transporte e reduz perdas na operação de transporte de cargas. O software foi desenvolvido 100% pela empresa e identifica inconsistências operacionais evitando a perda média de 6% no custo de abastecimento. “Para o operador qualquer ganho de eficiência ou redução de perda no resultado são essenciais para competir no mercado”, avalia o CEO da TruckPag e da 3SAT Tecnologia.
A empresa fez um levantamento e identificou que 40% dos erros identificados por seu sistema são relacionados ao combustível e referem-se basicamente a preço cobrado na bomba diferente do negociado pelo cliente e volume superior ao liberado para abastecimento. Em uma transportadora de porte médio, por exemplo, que faça 1.500 abastecimentos mensais o valor economizado pode chegar a R$ 64.800,00 por ano. “Há casos em que os erros de abastecimento chegam a 12% e aí a economia pode dobrar”, diz Seefeld.
A 3SAT Tecnologia, empresa do ramo de rastreamento, telemetria e gestão de frotas, fornece soluções de tecnologia embarcada para rastreamento, telemetria e gestão de frota. “O volume de informações coletadas permite ao gestor desenvolver a operação com maior produtividade, redução dos custos operacionais e controle eficiente sobre as operações”, explica o executivo.
O leque de informações colhidas e analisadas permite a gestão em todos os aspectos do negócio: das rotinas de transporte até manutenção e gerenciamento das jornadas de trabalho, promovendo o bem estar dos condutores e o cumprimento da legislação vigente.
Sobre a TruckPag. A TruckPag é uma startup de meios de pagamento focada em abastecimento de frota pesada, localizada em Cascavel (PR). A empresa é 100% nacional e dispõe de três produtos principais: Cartão TruckPag, para controle e gestão de abastecimento de combustível e demais itens de manutenção veicular; CIOTPag, solução gratuita para emissão de CIOT e o PagPedágio, para pagamento de passagem de pedágio nas estradas em todo território nacional.
A TruckPag desenvolve 100% toda sua tecnologia de controle e gestão, integrando as mais variadas plataformas web e mobile, oferecendo integrações personalizadas. A empresa dispõe de 86 colaboradores e seu corpo técnico é formado por profissionais com experiência em logística, área financeira e tributos. A TruckPag não opera call center eletrônico garantindo que a cada ligação dos clientes um funcionário dará suporte.
Sobre a 3SAT. A 3SAT Tecnologia tem sede em Londrina (PR) e atua no mercado há 12 anos fornecendo soluções integradas em tecnologia embarcada para rastreamento, telemetria e gestão de frota. A empresa oferece suporte de informações para seus clientes desenvolverem gestão eficiente com aumento de produtividade, redução dos custos operacionais e maior controle sobre as operações, principalmente para frotas leves, através da telemetria.
A 3SAT Tecnologia atende mais de 400 empresas e faz o rastreamento de mais de 6 mil veículos. O leque de informações colhidas e analisadas permite a gestão em todos os aspectos do negócio: das rotinas de transporte até manutenção e gerenciamento das jornadas de trabalho, promovendo o bem estar dos condutores e o cumprimento da legislação vigente.
Autor:
Fernando Antônio Rodrigues Neves