22.9 C
São Paulo
domingo, 23 de junho de 2024

Resumo capítulo: Avaliação dos parâmetros de adensamento em um solo

O adensamento é caracterizado pela variação de volume que ocorre em solos argilosos saturados devido à expulsão de água dos vazios. É também conhecido como compressão secundária, devido ao extenso tempo necessário para que ocorra. Tal variação de volume é consequência de mudanças das tensões efetivas atuantes no maciço, que ocorre devido à movimentação da água nos vazios do solo. Um dos exemplos mais clássicos de deformações por adensamento é o que ocorreu nos prédios na cidade de Santos/SP, conforme apresentado na figura em destaque.

Na época em que os grandes edifícios da orla foram construídos, década de 50 e 60, as fundações adotadas foram as superficiais, pois acreditava-se que o solo em superfície resistiria às tensões impostas. Observa-se, pela imagem anterior, que existem aproximadamente 12 metros de camada de areia, que se encontrava compactada no momento da obra. O que não se previu, entretanto, era que abaixo dessa camada compactada de areia existia uma extensa camada de argila orgânica, altamente compressível, que viria a se deformar com o acréscimo de tensão gerado pelos edifícios.

Dessa forma, no momento em que os edifícios começaram a ser erguidos e devido à interferência nos bulbos de tensão, as deformações relativas começaram a ocorrer, gerando as inclinações conhecidas. A solução adotada para estabilizar os edifícios foi a execução de fundação profunda apoiada em fragmentos de rocha, a aproximadamente 50 metros de profundidade. Os prédios de Santos não são o único caso de deformações por adensamento. A Cidade do México é outro caso clássico, que é apresentado no artigo a seguir.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/efe/2018/08/30/cidade-do-mexico-afunda-de-8-a-12- centimetros.

Autor:

Engenheiro Civil. Rinaldo Melo. Especialista em Engenharia Ambiental e Sanitária. Especialista em Cálculo Estrutural e Fundações. Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio