O presente artigo pretende analisar as causas da indisciplina em turmas regulares do 4º e 5º
ano do Ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública situada na cidade de Ceilândia-DF. A opção pela pesquisa é do tipo de abordagem qualitativa. Os autores mais pesquisados foram Rego (1996) e Aquino (1996). O instrumento utilizado na pesquisa foi a entrevista semiestruturada e os procedimentos técnicos foram a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os dados da pesquisa revelaram que a indisciplina é um tema bastante presente no dia a dia do espaço escolar, porém sem ocorrências graves. As lacunas sobre o papel família e a grande demanda de alunos na escola são apontadas como fatores principais que desencadeiam a indisciplina. Os professores entrevistados demonstraram preocupação no combate à indisciplina planejando aulas dinâmicas e atrativas para incentivar a interação e participação do aluno. Mostrou também que este tema deve ser encarado com seriedade e trabalhado diariamente para seu enfrentamento e que a ação da família juntamente com comunidade escolar é indispensável.
Palavras-chave: Indisciplina. Ensino Fundamental. Intervenções.
Autora:
Rosemayre Fernandes Veras
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