Amigos desde o colégio, Heitor, o melhor da classe, cursou universidade e pós no exterior enquanto Ivo estudou Técnicas de Venda, a distância. Reencontraram-se na mesma empresa, onde o gênio é Consultor Financeiro e o amigo vendedor. Um bem sucedido, mas insatisfeito, outro sobrevivendo, mas feliz.
O que pega é a relação com mulheres. Heitor treina Krav Maga, beach tênis, tem moto, carro elétrico do ano, um belo apê e as garotas o acham lindo. Para as mães, é o genro ideal. É culto, educado, gentil, mas seus encontros não saem do zero a zero. Ivo é um tanto fraco de feição, desabonitado a ponto de fazer cebola chorar. Prefere games e futebol em vez de livros. Mas tem uma lábia irresistível e consegue cantar a mulher que quiser.
Quinta-feira, quando os dois saiam da academia, a digital influencer Lola piscou para Ivo e sugeriu uma esticada no bar.
- Posso perguntar uma coisa? Sem ofensa, tá! Eu sou bonito, forte, pós graduado, ganho bem…
- Tem certeza de que é sem ofensa?
- Claro. Só quero saber qual é seu segredo. Você arruma mulher com facilidade, fatura todas e eu não consigo nada! O que há de errado comigo?
Ivo disse que o que falta a Heitor é pegada. Foi-se o tempo em que elas procuravam homem romântico, honesto, trabalhador e limpinho, para casar. Hoje elas querem apenas transar sem compromisso. Casamento e filhos, só bem mais tarde, depois de curtir muito a vida.
- Eu quis me formar, trabalhar, namorar e transar, nessa ordem.
- Era assim nos anos 50. Quantos anos você tem?
- Eu tenho…
- Brincadeira! Cara, o mundo mudou. Vamos ao bar. Vou pedir pra Lola levar uma amiga fácil, você me vê em ação e assimila. Sacou?
- Encontro às cegas! Acha que funciona?
- Não é pra funcionar. É só para dar a elas orgasmo na escala Richter!
Eles chegaram uma hora antes e pediram mesa no balcão. Ivo explicou os métodos de pegação e mostrou exemplos que rolavam no piso inferior. Lola chegou e grudou em Ivo. Andrea, a fácil, ficou com Heitor. O pegador orientou o aprendiz: “tudo o que eu falar para a minha, você fala para a sua”. Ivo e Lola beberam 2 taças de Pinot Grigio cada. Heitor e Andrea, loira, linda, de pouca conversa e com sotaque calabrês, enxugaram 2 garrafas de Brunello di Montalcino. Os casais passaram a noite no apê de Heitor. Na manhã seguinte, os amigos sonolentos trocaram mensagens cifradas durante uma reunião chata.
- Quanto o sismógrafo marcou?
- Acho que nem deu 1,5 na escala Richter.
- Também pudera, 2 garrafas de Brunello!
- Andrea bebe muito e eu tive de acompanhar.
- Quem disse que vinho e amor combinam?
- Shakespeare dizia que um bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, se tomado com sabedoria. Mas 2 Brunello comprometem. E você, como se saiu com a Lola?
- Foi bom para quem ficou no tapete da sala e você na suíte nupcial.
- O general que escolhe o campo de batalha tem mais chance de vencer, disse Sun Tzu. Além disso, o apê é meu!
- Sun o quê? Deixa pra lá. Qual foi o placar?
- Ontem foi só treino tático. Zero a zero.
- Treino tático? Zero a zero? Era pra ser de goleada!
- Adversário contundido. Pintou vermelho, sacou? Mas foi um bom treino. Hoje tem jogo e prorrogação.
No intervalo, Heitor disse que não sabe o telefone de Andrea e pediu ao amigo para ligar para a Lola e agendar novo encontro no barzinho. Ivo mandou mensagem, recebeu resposta e disse:
- Más notícias.
- O que houve?
- Andrea está no hospital. O vermelho era hemorroida. Ele vai ficar 3 dias em repouso.
- Você disse “Ele”? Não seria “Ela”?
- Ele, ela, sei lá. Andrea é trans.
- O quê? Sua amiga me arrumou um traveco?
- Andrea Milano é um italianinho trans. Vai operar logo. Lola disse que, em cima da hora, foi o melhor que pode arrumar.
A amizade nunca mais foi a mesma. O Consultor Financeiro trocou Krav Maga por dança de salão. Pouco homem, muita mulher bonita e solteira. Toda sexta-feira, depois da aula, a turma vai dançar até altas horas. O placar não demorou a sair do zero a zero. Heitor compreendeu que “Amigo é como rolo de papel higiênico: é bom ter 1 extra sob a pia”. Nem todos os homens são iguais. Alguns sabem dançar. Vida que segue.
Muito bom… homens e homens, cada um com seus defeitos, costumes e qualidades…