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segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A escola e o supervisor escolar

Iniciamos esse artigo contextualizando o que é a supervisão escolar. Isso parece algo banal, mas muitos profissionais que compõem o ambiente escolar desconhecem a função e a importância de seus colegas supervisores e muitas vezes são vistos como não tão importantes quanto os outros.

A supervisão escolar nasceu no Brasil pela primeira vez com a Reforma Francisco Campos, que estabeleceu oficialmente, na esfera nacional,, a modernização do ensino secundário brasileiro, a partir do Decreto-Lei nº 19.890, de 18 de abril de 1931, “concebida de forma bem diferente da que se vinha realizando até aquele momento de simples fiscalização, para assumir o caráter de supervisão e inspeção” (RANGEL, 2001).

Há também, fontes que dizem que a palavra supervisão apareceu no período da Revolução Industrial, com o objetivo de aumentar e melhorar a produção,claro que objetivando o lado econômico. Pensando na etimologia a palavra, supervisão quer dizer ver sobre, olhar alguma coisa, no sentido de supervisionar algo. “Desta forma, quando transporta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional” (FERREIRA, 2010).

A função do supervisor escolar só veio a ser declarada oficialmente pelo Parecer Nº 252/69 (Parecer 252 de 1969 do Conselho Federal de Educação – CFE) que privilegiou o modelo tecnicista de formação de professores e de especialistas, com o objetivo de promover a melhoria na qualidade do ensino.

A presença do supervisor escolar é importante no ambiente escolar devido a suas observações sobre a realidade de seu ambiente de ensino com objetivo de realizar mudanças. “Assim, o supervisor escolar é o profissional responsável pela coordenação do trabalho pedagógico, assumindo um papel de liderança envolvido no processo de ensino aprendizagem, rumo à educação de qualidade para todos” (MEDINA, 1995).

Além disso, sua função também é auxiliar o professor, para melhorar o ensino?aprendizagem e o desempenho do aluno. Esse profissional nos dias de hoje é tido como aquele que põe em prática as políticas pedagógicas, “é responsável pelo funcionamento geral da escola, em todos os setores: administrativo, burocrático, financeiro, cultural e de serviços” (RANGEL, 2001).

Dessa forma, entendemos o supervisor escolar como um agente articulador e transformador das instituições escolares, daí sua grande importância para a escola, pois este é capaz de contribuir de forma significativa para o sucesso das instituições de ensino.

REFERÊNCIAS

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 8ª ed. Cortez Editora. São Paulo, 2010.

MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: AGE, 1995.

RANGEL, Mary (org), et al. Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 1 ed.

Campinas: Papirus, 2001.

Autora:

Cindy Camila Tamiozzo Cardoso

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