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segunda-feira, 24 de junho de 2024

Sobre Arquitetura e Urbanismo Temáticas Culturais: Conhecimentos Didáticos, Métodos de Ensino e Aprendizado e Instruções Pedagógicas: Suas relações, contribuições e comentários críticos

Todo processo de ensino-aprendizado     

é peculiar a cada temática de ensino e a cada profissional responsável por este processo de transmissão de conhecimento, ou seja, por este processo de ensino.

Os profissionais que exercem atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado em nível superior, seja de graduação ou de pós-graduação, por exemplo, em todas às áreas de atuação profissional, tem como referência básica a sua própria experiência  em seus processos e níveis de aprendizado desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental ao nível médio. 

Os profissionais da área de ensino e pesquisa profissional, os pesquisadores e docentes, pedagogos, professores de cursos de graduação, pós-graduação das mais diversas áreas de atuação profissional, enfim, profissionais da área, utilizam métodos diferentes, para cada tipo, nível de ensino, perfil do público, por exemplo, seja ele infantil, de jovens e adultos, adultos fora da faixa de idade média nos ensinos de educação básica,  além do público que refere-se aos alunos com necessidades especiais, ou seja, a educação para a diversidade, que podem vir a acontecer em quase todos esses níveis de ensino e pesquisa profissional. 

Também existem instruções para uso de métodos de pesquisa profissional em relação aos mais variados perfis de público de alunos em relação aos níveis de escolaridade, tratando-se, por exemplo, das divisões de público por faixa etária em cada nível de escolaridade da educação básica.

Além de possibilidades de escolha de métodos de pesquisa científica diferentes, levando-se em conta os perfis de públicos de discentes nos mais variados níveis de educação, desde a educação básica, aos cursos de graduação, pós-graduação, ensino profissionalizante e demais níveis de ensino profissional, outros níveis de ensino que envolvem pesquisadores envolvidos em projetos de pesquisa profissional, e das exigências peculiares a cada tipo de conhecimento que deseja-se ser transmitido em cada curso desse, e de cada temática e área profissional, seja ela de Ciências Sociais, Ciências Exatas, Ciências Humanas, entre as mais variadas classificações de áreas e dos diversos cursos de graduação que temos na atualidade, temos uma série de outras instruções técnicas que contribuem com embasamento teórico e prática para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado.

Temos como exemplos de profissionais envolvidos nas atividades desses tipos de processos de ensino-aprendizado a nível profissional, além dos profissionais da educação básica, os profissionais responsáveis por estes processos de ensino-aprendizado dos cursos de graduação e pós-graduação e os orientadores dos projetos de pesquisa acadêmica, seja dos níveis de graduação e pós-graduação, entre os de pós graduação os profissionais dos cursos de especialização,  mestrado, doutorado, pós doutorado, PhD, entre outros.

Existem outras possibilidades de atuação profissional em áreas relacionadas com as necessidades das atividades que envolvem os mais variados métodos de Ensino e Aprendizado, além desse seleto público de pesquisadores e docentes, temos os pedagogos que podem atuar não somente em pesquisa e docência profissional,  mas também na gestão das instituições de ensino profissional, que também necessitam e utilizam de conhecimentos nesta área.

Para a prática dessas atividades que envolvem atividades relacionadas aos processos de Ensino-aprendizado, são sugeridas e ou necessárias as possibilidades do uso de instruções Pedagógicas, entre elas o uso da Didática, e os mais variados tipos de metodologias instruídas para os mais variados processos de ensino-aprendizado, que no caso de docência em cursos de graduação e pós graduação das mais diversas áreas de atuação profissional são muito bem vindos, e agregam muito ao êxito desse processo de transmissão de conhecimento, auxiliando e facilitando a transmissão de conhecimento do professor, orientador ao aluno. 

Como em toda área de atuação profissional quanto mais conhecimento e técnica aplicada às atividades profissionais mais qualidade no trabalho produzido.   

Qualidade essa percebida não só pelos profissionais da área mais por todos os envolvidos neste processo.

Aplicação de uso de técnica profissional seja em qual área de atuação profissional for, torna a produção do trabalho mais eficiente e o conteúdo com mais qualidade, então quanto mais forem agregados conhecimentos de cada área de atuação profissional, melhor será o desenvolvimento e a produção final desse produto ou serviço. Assim acontece também nas atividades relacionadas aos Processos de Ensino Aprendizado,  como pesquisa e docência profissional, são de grande contribuição aplicações de métodos de pesquisa científica profissional para o desenvolvimento das atividades e trabalhos nesta área.

Até mesmo cuidados com áreas que relacionam-se de uma forma geral com as atividades relacionadas à determinadas áreas de atuação profissionais fazem contribuição para o êxito no desenvolvimento e produção final de determinado produto ou serviço, assim como também cuidados e atenção a instruções de conhecimentos específicos de atividades relacionadas  às atividades principais, vamos dizer assim, que estamos desenvolvendo, como, por exemplo,  em atividades relacionadas às atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado, são de grande contribuição cuidados com a língua portuguesa, expressão e clareza oral, nas aulas, orientações, apresentações, atividades, exercícios e avaliações, feitas profissionalmente por docentes, monitores e pesquisadores profissionais. Assim como é de grande contribuição cuidados como o uso de citações diretas e indiretas, seguindo as regras e instruções técnicas das NBRs, instruções de metodologia científica não apenas na formatação e padronizacao da expressão gráfica dos trabalhos de pesquisa científica profissional, mas também das instruções da estrutura textual e conteúdo textual dos elementos de metodologia científica de cada tipo de pesquisa científica profissional, sejam eles dos elementos textuais de pesquisa científica, como nos resumos, palavras chaves, justificativa, introdução, objetivos geral e específicos, cronograma, os tópicos ou o texto do próprio desenvolvimento da pesquisa, hipóteses, conclusão, bibliografia,  apêndice,  anexos, abstract, keywords, entre outros elementos obrigatórios ou optativos, como esses exemplos. É interessante conhecer também a legislação relacionada à área de docência para quem for atuar na docência,  como a LDB, Lei de Diretrizes e Bases, utilizada pelo MEC, que instrui e legisla acerca dos mais variados níveis de ensino, e faz menção de orientações até mesmo sobre o conteúdo de cada nível de educação, também da idade mínima e média padrão para cada nível de ensino, legislação e instruções para alunos fora da faixa etária,  instruções para ensino de jovens e adultos, enfim, uma série de orientações a serem seguidas pelos profissionais da área a fim de otimizar a transmissão de conhecimento através do uso dos métodos de Ensino e Aprendizado e demais instruções técnicas dessa área de atuação profissional. Também são de grande contribuição para atividades relacionadas a estes processos de ensino-aprendizado, cuidados com a escolha da bibliografia, entre sites governamentais e não governamentais, instruídos e retirados de fontes confiáveis para recomendar para os alunos e para o uso pessoal acaso docente ou discente o ator da pesquisa ou atividade profissional da docência envolvido, ou de outras atividades relacionadas aos processos ensino-aprendizado.

Existem vários tipos de pesquisa científica profissional, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, entre outros tipos de projetos de pesquisa. E entre elas várias áreas de atuação profissionais envolvidas, e entre elas inúmeras possibilidades de temas e de tipos de pesquisa, que tem objetivos específicos e gerais com exigencias de diversos níveis de aprofundamento, com diversas hipóteses a serem investigadas, com diversas intenções de pesquisa de hipóteses, sejam elas de negação ou  de comprovação de teorias, de contribuição de novas leituras de novas visões e abordagens diferentes de teorias, de intenções de acréscimo em teorias já existentes, etc. 

São inúmeros os métodos de pesquisas que intruem-se na atualidade para pesquisa científica profissional, como, por exemplo, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, pesquisa quali-quanti, entre os mais variados tipos de pesquisa que temos conhecimento na atualidade, instruídos pelos profissionais da área, métodos de pesquisa esses que devem ser escolhidos por cada profissional pesquisador ou docente, peculiarmente para cada tipo de exigência que cada pesquisa exija, ou de cada tipo de necessidade de transmissão de cada tipo de conhecimento de ensino em docência profissional ou pesquisa, em suas mais variadas possibilidades de ensino, entre outras atividades relacionadas às atividades que envolvem os processos de ensino-aprendizado.

A Didática, por exemplo, área da Pedagogia que instrui e trata do processo de ensino-aprendizado, é uma área da pedagogia que estuda os processos de desenvolvimento de atividades acadêmicas, avaliações, métodos de pesquisa profissional e ensino, e tudo o mais que refere-se ao processo de ensino-aprendizado.

Não existe, por exemplo, um método ou métodos específicos exigidos obrigatoriamente em conjunto, para cada tipo de pesquisa ou de docência,  existem instruções de métodos que frequentemente se utilizam e se instruem para que cada profissional da área opte pelos métodos que vão utilizar para desenvolver a sua pesquisa acadêmica ou para o exercício da sua vida como educador profissional. 

A escolha dos métodos de pesquisa que cada Profissional relacionado a atividades de pesquisa ou docência vai utilizar, para cada área de atuação profissional, especificamente, é da escolha de cada Profissional, que é responsável por personalizar o seu método de ensino e pesquisa, desde a elaboração de todo e qualquer material que ele necessite e deseje produzir para facilitar o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como o plano de ensino de cada disciplina,  matrizes curriculares de cursos de graduação, planos político pedagógicos de instituições de ensino, se acaso for de competência e desejo dos profissionais relacionados a esta área de produzirem este material didático.

A produção de livros, cartilhas educativas, apostilas, material para apresentação em seminários com o uso de Power-point, também são otimizados e produzidos com o uso de métodos de pesquisa científica profissional.

Comentando-se em uma escala mais abrangente, vamos dizer assim, sobre a utilização desses métodos e instruções referentes as atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado, até mesmo a Didática é apenas uma das mais variadas áreas e, vamos dizer assim, instruções técnicas de estudos de conhecimentos instruídos pela grande área de estudos pedagógicos, por exemplo.

A Didática é uma das áreas de estudos da grande área de estudos Pedagógicos, aonde se instruem vários métodos de pesquisa, como já citamos alguns. Como vemos a Didática, os Métodos de Ensino e Aprendizado e  outras instruções Pedagógicas  relacionam-se, no tocante às atividades relacionadas à pesquisa e docência profissional, e a outras possíveis atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado.

Estar sempre se atualizando e se reciclando em cursos, seminários, se atualizando nos grandes destaques profissionais e grandes personalidades, os mestres de cada área,  na legislação de cada área,  atualizações de instruções técnicas da área, é sempre de grande contribuição para o melhor desenvolvimento e produto final do produto ou serviço que esteja sendo produzido, comercializado ou prestado o serviço. Assim também acontece na grande área de atividades relacionadas aos processos de ensino-aprendizado, entre eles atividades profissionais em docência e pesquisa científica.

Tratando-se das atividades que envolvem os processos de ensino-aprendizado na grande área da Arquitetura e Urbanismo, podemos dizer que, assim como na maioria das outras áreas de atuação profissional, as recomendações técnicas para docência e pesquisa científica profissional nesta área, também seguem a grande maioria das mesmas orientações dessas atividades. 

Cada grande área de atuação profissional, com suas particularidades, e direcionamentos específicos, para pesquisa acadêmica e vida docente, sendo a grande área da Arquitetura e Urbanismo envolvida com transmissão de conhecimentos de Estudos Sociais e Tecnológicos,  por além de estar inserida na grande área do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, também estar relacionada ao Centro de Tecnologia, e, tendo na sua  matriz curricular disciplinas teóricas e práticas,  entre elas, nas mais variadas subáreas, como história e historiografia, semiótica, cálculo, tecnologia, projeto, desenho técnico, entre outras, sendo nelas necessários e instruídos vários tipos de métodos específicos e diferentes para uma melhor otimização desses processos de ensino-aprendizado, o que também será necessário para um possível ingresso em uma vida discente ou docente em cursos de pós-graduação pelos atores desta área de atuação profissional, alunos e professores dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Autora:

A. Org. Arq. Urb. Aline Cristinni de Lima Cardozo; Arquiteta e Urbanista, Formação UFC (Universidade Federal do Ceará), estudou ainda nessa Graduação na UNIFOR e FANOR, todas em Fortaleza, Ceará, Brasil; Pós-Graduação de Especialização de Docentes (PED), da ESPG, Escola Superior de Planejamento e Gestão, do Curso de Educação Ambiental e Cidadania, Distrito Federal. Não Concluído*

E-mail:  alinecristinni@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4454112338519439
Blog: arqalinecardozo9.wixsite.com/my-site-1
Instagram: @arqalinecristinnicardozo

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