27.6 C
São Paulo
domingo, 23 de junho de 2024

De disciplina universitária à cultura profissional: o papel da tecnologia alinhada à Medicina Baseada em Evidências para o ensino médico

É certo que estamos vivendo uma importante mudança geracional e, mais do que tudo, com um alto volume de dados e informações. Na área da saúde, se antes havia dificuldade com relação ao acesso a diferentes tipos de informações clínicas, hoje esse acesso foi amplamente facilitado. Diante disto, o grande desafio para o profissional de saúde e, principalmente, para o estudante desta área é saber onde buscar a evidência mais confiável para aplicação efetiva da Medicina Baseada em Evidências.

Neste cenário, o principal ponto é desenvolver competências para que seja possível analisar a qualidade de determinadas informações e verificar se a metodologia utilizada para estabelecer resultados é consistente o suficiente para ser levada à prática profissional. No contexto das escolas de medicina, é preciso qualificar os graduandos para que possam adquirir essa capacidade crítica e analítica sobre a confiabilidade e atualidade das evidências.

Certamente, compartilhar toda informação científica que a área exige é algo intangível para os professores. O que é possível e necessário, de fato, é demonstrar o cenário em que o aluno está se formando e fornecer condições para que ele possa seguir se atualizando e evoluindo como profissional, suprindo, desta forma, as necessidades de mudança que a área da saúde demanda.

Diante deste cenário, é preciso entender como é possível inserir, de forma contundente e assertiva no currículo desse aluno, a capacidade de desenvolver e ampliar este conhecimento durante toda a jornada profissional. Além disso, é importante desenvolver formas para abordar e refletir isto nos processos formativos e pedagógicos, bem como nas metodologias utilizadas durante o curso.

Neste sentido, a Medicina Baseada em Evidência assume papel fundamental, sendo a base que estes profissionais deverão seguir, com relação ao que há de mais confiável e atualizado na literatura científica. Para que isso seja possível, é preciso fornecer ferramentas que auxiliem o aluno desde o primeiro contato com a universidade, até o fim do ciclo de estudos, transpondo esta cultura à jornada profissional.

Os desafios da aplicação da Medicina Baseada em Evidência no atendimento clínico

Por mais que a análise de um estudo tenha sido realizada de forma correta, aplicar isto em um conceito de relações humanas torna-se bem mais complexo. Desta forma, o principal objetivo das escolas médicas é traduzir o conhecimento teórico e acadêmico para a aplicação prática longitudinal e com olhar centrado no paciente. Afinal, o mais importante neste processo é alinhar a tomada de decisão clínica aos aspectos da experiência médica e aos valores do paciente.

O grande desafio para o aluno, levando em consideração o conceito de Medicina Baseada em Evidências, é conciliar o teórico com a aplicação na relação médico-paciente, em especial, para as tomadas de decisão. Neste sentido, é importante destacar a importância das ferramentas tecnológicas de suporte à decisão clínica no que se refere a auxiliar e garantir ao futuro profissional a certeza da aplicação da melhor evidência clínica disponível naquele momento.

O impacto das soluções de suporte à decisão clínica para o ensino médico

Sem dúvidas, o desenvolvimento tecnológico visto nos últimos anos atingiu diversos setores. Na área da saúde, as soluções tecnológicas foram amplamente difundidas e têm sido um importante suporte para os profissionais em diversos contextos do setor, e para a aplicação da Medicina Baseada em Evidências, isto não foi diferente.

As ferramentas de suporte à decisão clínica oferecem uma base sólida com todo esse volume de informações para possibilitar ao médico ou estudante transpor o que é científico para a prática clínica, de maneira ágil e assertiva, sem eximir a responsabilidade de saber analisar e aplicar estas informações da maneira mais adequada, a partir do aprendizado adquirido nas salas de aula.

Desta forma, entendemos que a tecnologia é o elo entre o teórico e o aplicável, atendendo aos dois polos necessários para a formação integral do aluno. Além de auxiliar no aprendizado, a partir desta base de consolidada e atualizada de evidências, a tecnologia simplifica e facilita a aplicação dos conceitos aprendidos durante o período de estudo, auxiliando o aluno a superar os desafios da aplicação da Medicina Baseada em Evidências e transformando este conceito em uma cultura profissional que deve ser mantida por toda a jornada médica.

Autor:

Marcelo Lancerotti é Diretor de Vendas da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer, Health no Brasil,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio