Não é novidade para ninguém que o Dr. Wendell Uguetto é um dos mais renomados cirurgiões plásticos do país. Com formação pela USP (Universidade de São Paulo) e capacidade técnica invejável, Wendell ficou famoso mundialmente ao criar uma técnica cirúrgica que revolucionou a cirurgia de ginecomastia (uma cirurgia plástica para reduzir as mamas dos homens).
O sucesso é tanto que hoje ele recebe pacientes de vários países e sua agenda está sempre lotada. A sua presença é constante nos programas de televisão e em matérias de sites e jornais, sendo um dos principais médicos a ser fonte de pesquisa para matérias jornalísticas de interesse médico. Dr. Wendell Uguetto também é famoso nas redes sociais. Com mais de 120 mil seguidores no instagram, ele dá dicas de saúde, beleza e bem estar.
Dr. Wendell Uguetto também dividia parte do seu tempo se dedicando ao ensino e pesquisa, mas em meio à tanto trabalho, em 2016, optou por abandonar, mesmo que momentaneamente, a carreira universitária.
“Sempre foi uma paixão para mim passar meus conhecimentos aos alunos e residentes de medicina. Eu gosto do fato de estar junto dos alunos e poder contribuir com a formação deles. Mas eu estava num ritmo de trabalho tão grande, que optei por abandonar a carreira acadêmica em prol de ter mais tempo para mim e para minha família” diz o médico, que sempre tentou desdobrar seu tempo entre carreira, família e ensino.
Mas o que o cirurgião plástico não imaginava é que em tão pouco tempo ele voltaria à carreira educacional, mas desta vez sem estar vinculado à nenhuma instituição universitária.
“Não foi nada planejado, simplesmente aconteceu. No prédio onde eu morava tinha um rapaz que passou na faculdade de Medicina e pediu para assistir minhas cirurgias durante suas férias. E como eu sempre faço postagens da minha rotina nas redes sociais, isso começou a atrair o interesse dos outros alunos de medicina”- diz Wendell Uguetto. Os pedidos para acompanhar o cirurgião se tornaram cada vez mais frequentes e constantes, e assim foi criado inicialmente um grupo com cerca de 20 alunos que o acompanhavam na rotina de cirurgias e consultório.
“Tento passar não só conhecimento teórico aos alunos, mas principalmente minha experiência de vida, a maneira que fiz para conseguir prosperar numa carreira tão competitiva, sempre com princípios éticos e sem passar por cima de ninguém. Pois teoria, você abre um livro e estuda, mas esse tipo de ensinamento, ninguém ensina, só se adquire com a vida, muitas vezes na tentativa e erro”.
Foi quando o médico em conjunto com estes poucos alunos decidiram divulgar no instagram o programa de estágios que é aberto a todo e qualquer aluno de medicina que comprove matrícula e deseje participar. A notícia ganhou proporção tal, que em pouco tempo, os 20 alunos haviam se multiplicado em mais de 1.200, divididos em 6 grupos lotados de WhatsApp.
Este programa de estágios é totalmente inovador, pois não está vinculado a nenhuma instituição formal de ensino e não tem fins lucrativos. Os alunos são escolhidos para as atividades através sorteio. Esse programa de estágios conta com parte teórica com aulas dados por vídeo confêrencia e parte prática acompanhando a rotina do cirurgião no seu dia a dia, seja observando as cirurgias e consultório.
Para organizar tudo isso, o Dr. Wendell Uguetto conta com uma espécie de diretoria, composta pelos alunos mais interessados, que ajudam na organização das aulas, sorteio das atividades e confecções de certificados.
Dr. Wendell Uguetto
Instagram: @drwendelluguetto