16.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Danilo Blanco celebra a sustentabilidade usando a estética na mostra ‘Marchetaria do Descarte à Arte’

Exposição do artista plástico e educador social acontece em Ilha Solteira,
a partir do dia 20 de agosto, e faz parte do Projeto Trilhar – A Arte que Transforma

Ilha Solteira (SP), 08 de agosto – O artista plástico e educador social, Danilo Blanco, abre, no dia 20 de agosto, a exposição solo “Marchetaria do Descarte à Arte”, no Museu e Sala de Convenções “Nara Lúcia Nonato”, em Ilha Solteira (SP). Essa é a segunda mostra do “Projeto Trilhar – A Arte que Transforma”, iniciada em junho com a exposição fotográfica de Araquém Alcântara. Serão quatro eventos ao todo, até o fim do ano.

Com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, a exposição estará aberta para visitação até o dia 24 de setembro e conta com curadoria de Rubens Fernandes Junior. A mostra de Danilo Blanco revela cerca de 60 obras inéditas do artista, produzidas especialmente para o projeto.

Na mesma ocasião será inaugurado um mural, do projeto “Entorno de Nós”- 3ª edição realizado também pelo educador social Danilo Blanco, que reproduz padrões de marchetaria executados em processo artesanal utilizando resíduos de lâminas de madeira. A peça foi realizada durante workshop com 227 alunos e alunas da rede pública de ensino local (EMEF Profa. Lúcia Maria Donato Garcia – LMDG, EMEF Prof. Paulo Freire e EMEF Profa. Aparecida Benedita Brita da Silva – ABBS), em junho passado.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade de desenvolver, em Ilha Solteira, um projeto como o Trilhar, que trabalha simultaneamente em várias frentes de arte e cultura, propondo deixar um legado para o município”, afirma Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da CTG Brasil.

“As ações culturais e educacionais do Trilhar buscam proporcionar benefícios à comunidade e evidenciam a responsabilidade social e o compromisso em contribuir para o desenvolvimento da região”, explica Leila Cristhiane Miranda Gazzaneo, Produtora Executiva da Weimar.

Oficinas
Como parte da programação paralela do “Projeto Trilhar – A Arte que Transforma”, acontecem duas oficinas, sendo elas: Pintura Encáustica (produzindo tintas com cera de abelha natural) durante 06 a 22/08 e Experiências Sociais (Produzindo tintas com pigmentos naturais), durante 09 a 25/08, nas unidades escolares ABBS, LMDG e Paulo Freire, ambas realizadas pela profa. Marlei Masson Martins (professora de arte e arteterapeuta).

Sobre Danilo Blanco
Artista plástico, designer de superfície e educador social com formação independente, Danilo Blanco se destaca por resgatar a tradição da marchetaria como linguagem contemporânea em sua produção artística, propondo rupturas em seu processo construtivo e estético. Transitando na fronteira que separa arte, saber prático artesanal e educação social, o artista já expôs no Museu da Casa Brasileira, A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, Museu de Arte Brasileira (FAAP) e Pinacoteca do Estado.

Sobre o Projeto Trilhar
A iniciativa leva o público a percorrer os caminhos por onde a arte transforma os vários elementos da terra em obras de extrema beleza plástica (fine art) e a tomar contato com processos que transmitem a sustentabilidade (economia criativa). O “Projeto Trilhar – A Arte Que Transforma” será composto por quatro exposições, além de palestras e oficinas culturais, na cidade de Ilha Solteira.

A primeira foi a exposição “Águas de Araquém”, do fotógrafo Araquém Alcântara, com curadoria de Rubens Fernandes Junior. A segunda é a mostra de marchetaria de Danilo Blanco. E a terceira será uma coletiva de ceramistas, com curadoria de Fernando Zelman e a quarta será composta por todos os alunos do ensino fundamental I, fazendo parte do educativo com a Coordenação educativa de Helena Cruz.

O projeto conta com patrocínio incentivado da CTG Brasil (concessionária da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira), produção executiva da Weimar Empreendimentos Artísticos Ltda e realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.

Serviço
Projeto Trilhar – A Arte que transforma

Exposição “Marchetaria do Descarte à Arte”, do artista e educador social Danilo Blanco, com curadoria de Rubens Fernandes Junior
Abertura: 20/8/2022, às 8h
Visitação: Até 24/09/2022
Horários: Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 14h às 22h; e domingo, 16h às 20h
Local: Museu e Sala de Convenções “Professora Nara Lúcia Nonato”, Praça dos Paiaguás, 135, Ilha Solteira (SP)
Site: www.weimarcultural.com.br

Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

créditos
Alex Josias / Divulgação

Autor:

Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio