31 C
São Paulo
domingo, 1 de setembro de 2024

Enfartei em Portugal

O editor e escritor Paulo Palombo Pruss, autor de Porto Alegre Personagens, está lançando mais um livro. Desta vez, ao invés de contar a história dos outros, ele envereda por uma obra autobiográfica, leve e divertida que retrata um período de férias da família, em Portugal, em 2017, no qual passou por uma situação pra lá de inusitada. Duas horas após desembarcar eles se veem envolvidos com um problema cardíaco grave da sogra que os acompanhava, e, como se não bastasse dias depois ele próprio enfarta no país coirmão.

O Livro “Enfartei em Portugal”, tem 157 páginas e foi produzido pela Editora Escuna, idealizada pelo autor e responsável por outras obras já publicadas como: Requiém para um torto, Garrincha – alegria do povo do ex-preparador físico da seleção brasileira Zeca Albuquerque, Uma vida de cinema de Milton Dienstmann, Um piano dentro da noite de Marcelo Villas=Bôas entre tantos outros

 O exemplar pode ser adquirido com o autor por R$ 45,00 e para encomendar basta entrar em contato pelo e-mail: paulopruss@hotmail.com

Sinopse:

Paulo, morador de Porto Alegre, juntamente com sua família, esposa, dois filhos menores e sogra, planejam férias de 15 dias em Lisboa. Na chegada, ainda no primeiro dia, com apenas duas horas em Portugal, a sogra tem um problema no coração, disseca aorta, situação gravíssima com cerca de 80% de letalidade; muita correria, desconhecimento total dos hospitais e sistema de saúde; da mobilidade urbana local, caminhos e ruas, mas no fim tudo dá certo e a sogra é salva, porém fica internada por dez dias e proibida de voar após a alta por um tempo. 

A esposa médica e as duas crianças, com compromissos no Brasil, retornam e Paulo, que é aposentado, fica em Portugal para cuidar da sogra. Nesse período, Paulo, além de cuidar da sogra, aproveita para conhecer melhor a cidade de Lisboa, seus costumes, modos e curiosidades.

Muito perto da consulta que daria autorização para a viagem de retorno da sogra para o Brasil Paulo enfarta e vai dirigindo sozinho para o mesmo hospital que tratou sua sogra. Após muitas brincadeiras dos médicos ao saber da história a constatação: um enfarto gravíssimo e ele fica na UTI também por dez dias e após a alta, assim como foi com a sogra, não tem permissão para voar, finalmente depois de 60 dias consegue voltar ao Brasil. 

No livro, Paulo relata esses fatos, mas não os encara com um discurso de vitimização. Pelo contrário, como oportunidade que teve de conhecer Portugal mais a fundo, permitindo-lhe fazer comparações com o Brasil, descobrir muitas curiosidades e, também, algumas vivências hospitalares até o seu regresso com a sogra, com final feliz, ao Brasil.  Como ele mesmo descreve, os relatos não deixam de ser uma homenagem ao país irmão.

Autor:

Paulo Palombo Pruss

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio