21.5 C
São Paulo
terça-feira, 30 de abril de 2024

Casais em homework

A quarentena obrigou muita gente trabalhar em casa, no tal homework. Morar e trabalhar no mesmo endereço, ao lado do parceiro ou parceira, parece bom, mas pode causar problemas no trabalho e na relação. Uma coisa é dormir juntos, acordar cada um no seu tempo, tomar o café na padaria, retornar à noite em horário qualquer, conversar no intervalo da novela e dormir. Outra coisa é conviver com o parceiro 7 X 24 – 7 dias por semana, 24 horas por dia – todos os dias, durante meses a fio, sem viagens, futebol, chope e pôquer com amigos, sem passeios, drinques e compras com amigas. Se um dos dois está possuído, uma coisinha à toa se transforma em estopim para atritos e pode até por fim à relação.

Sabrina Vip e Xavier moram juntos e trabalham em homework desde o início do isolamento, no apartamento dele, de 68m2, 2 quartos e mini varanda. Continuaram assim depois do retorno às atividades presenciais, mas o analista contábil necessita de silêncio total e concentração e a blogueira de fofocas do meio artístico conversa o tempo todo com semi celebridades, em voz alta e entre sonoras gargalhadas. O clima sempre tenso piora quando ela grava vídeos, podcasts ou faz a live diária. A música de fundo e os gritinhos histéricos deixam Xavier maluco.

JotaBeS (José Benedito Silva), o patrão de Sabrina, administra o blog, o site e o canal de Youtube onde ela veicula as fofocas. Moram a 12 estações de metrô um do outro. Ele conversa diariamente com Sabrina, com anunciantes e edita vídeos e podcasts sempre em alto volume, para desespero da companheira Miakuda. A oriental recatada é designer de móveis planejados e passa horas no computador criando projetos para revistas de decoração e elaborando orçamentos para clientes. O abafador de ruídos que JotaBeS lhe deu incomoda e a impede de ouvir a música zen e o tranquilizante burburinho da água da sua cascata artificial.

Sabrina e Xavier querem mudar para um imóvel com mais conforto e privacidade. O sonho dela é morar no prédio do JotaBeS, pois facilitaria muito seu trabalho. O patrão disse que um vizinho mudou-se e o apartamento está para alugar.

  • Querida, o apartamento dele é menor que o nosso.
  • Só dois metros a menos, mas tem ampla varanda gourmet.
  • O nosso também tem varanda, mas você não quer trabalhar de lá.
  • Claro que não! Preciso de espaço e conforto para gravar vídeos e entrevistar pessoas. Já falei para você trabalhar no nosso quarto, mas você resiste.
  • Mal cabem a cama e a TV. Preciso de mesa, cadeira confortável, computador, impressora, livros e silêncio total.
  • Se você vendesse a coleção de miniaturas de carros e aquele piano enorme e sempre mudo, podia trabalhar na sala.
  • Nunca! Nem morto. Já disse que vou voltar às aulas de piano. Por que você não se livra dos 130 bichos de pelúcia? Por causa deles nem temos mesa de jantar. E a sua esteira ergométrica enferrujando na varanda? Vende logo!
  • Tá louco? Coleciono aqueles bichinhos desde os 4 anos de idade. São parte da minha vida. A esteira foi legado de meu pai e eu vou voltar a malhar.

A discussão é tensa e com acordo improvável. Após algum tempo, concluíram que não da mais para continuar naquele clima e talvez mudar para o prédio do patrão dela seja mesmo melhor.

Para ajudar o casal, Miakuda enviou sugestões de decoração: varanda com fechamento em vidro, cortinas para o conforto do Xavier e o segundo dormitório parecido com o estúdio do JotaBeS, com divã e estrutura para gravação de vídeos e podcasts. O problema é o que fazer com a coleção de carros, os bichos pelúcia, o piano e a esteira, além do custo da reforma.

Para refinar as ideias, uma visitou o apartamento da outra: Sabrina foi conhecer o estúdio do patrão e Miakuda foi avaliar as necessidades de Xavier. Ambas passaram o dia todo trocando ideias com o marido da outra. É assim que tem de ser. Os casais devem conversar sempre para enfrentar as dificuldades da vida a dois, expressar os pontos de vista e ouvir o outro para identificar a raiz do problema e chegar à uma solução. Às vezes, o que está pegando não é aquilo que aparenta e só o diálogo franco e sincero pode ajudar a identificar as causas. Numa relação, cada um tem de flexibilizar e ceder um pouco. O segredo é dialogar com sinceridade, pois afinal o que importa é ser feliz. Um forte temporal paralisou o Metrô, gerou blackout em toda a cidade e obrigou Sabrina e Miakuda a dormirem no apartamento da outra.

No dia seguinte, após longa e civilizada conversa, tudo se resolveu como num passe de mágica. Roupas e objetos foram encaixotados e a mudança aconteceu, sem despesas com reforma ou mobiliário. A conversa honesta e gentil trouxe de volta a paz e a harmonia. Sabrina foi morar com JotaBeS e Miakuda com Xavier. Agito num lar, sossego no outro. A troca de parceiros agradou a todos, custou menos e pôs fim às discussões. É conversando que a gente se entende.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio