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domingo, 16 de junho de 2024

A Aprendizagem e as Disfunções Cerebrais

Professores devem criar mecanismo para alunos revelarem as dificuldades.

Este artigo tem como objetivo apresentar como as disfunções cerebrais podem afetar a aprendizagem das crianças. Com isso, uma grande parte destas apresentam dificuldades significativas no período escolar. Pode-se concluir que o Psicopedagogo pode fazer muita diferença no desenvolvimento do educando, com uma escuta e um olhar mais sensível quanto às demandas de professores, alunos e famílias.

1.   A aprendizagem

O cérebro tem um papel fundamental em nossa vida, especialmente na aprendizagem.

A aprendizagem ocorre através da interação do sujeito com o meio o qual ele vive, por um processo complexo que se dá no interior de cada individuo. Para que a esta ocorra, é importante que o cérebro esteja em total funcionalidade.

Segundo Visca (1987), a aprendizagem depende de uma estrutura onde envolva o cognitivo/afetivo/social, nas quais estas sejam indissociavelmente ligadas a alguns aspectos desses três elementos. Sendo assim, a inteligência vai se construindo a partir da interação do sujeito e as circunstâncias do meio social.

2.   O cérebro humano

O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. O lado esquerdo recebe as informações do lado direito e o lado direito recebe e controla os movimentos do lado esquerdo.

O hemisfério esquerdo é o lado racional, lógico e matemático (realidade), já o hemisfério direito é responsável pela imaginação criativa, a serenidade, a capacidade de síntese, a facilidade de memorizar.

A substancia cinzenta do cérebro é chamada de córtex cerebral e este é dividido em quatro áreas: lobo frontal, lobo occipital, lobo pariental e lobo temporal.

O lobo frontal esta relacionado com as ações, movimentos, estratégias, decisões, planejamentos, capacidade para ligações afetivas-emocionais e julgamento social. Ele é dividido em córtex motor e córtex pré-frontal.

O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária enquanto o córtex pré-frontal está ligado a aprendizagem motora e aos movimentos que necessitam de precisão.

O lobo occipitais está localizado na parte inferior do cérebro e está relacionado aos estímulos visuais, de movimento, profundidade, distância e cor.

O lobo temporal está localizado acima das orelhas e está ligado aos estímulos auditivos permitindo ao indivíduo reconhecer o que ouve.

O lobo pariental está localizado na parte superior do cérebro e é dividido em duas partes: anterior e posterior. Anterior está relacionado as percepções das sensações como tato, dor e calor. E a posterior tem como finalidade analisar, integrar e interpretar as recepções recebidas pela anterior.

3.   As disfunções cerebrais

Segundo a definição estabelecida em 1981 pelo National Joint Comittee for Learning Disabilities, nos Estados Unidos da América, dificuldade de aprendizagem é:

“ um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição

e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo e presume-se que devido à disfunção do Sistema Nervoso Central. Apesar de que uma dificuldade de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes (por exemplo, deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio social e emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é o resultado direto dessas condições ou influências. (COLLARES & MOYSÉS, 1992)

Quando há uma disfunção cerebral que acomete a integridade do cérebro, pode se levar à uma dificuldade de aprendizagem. Segundo Quézia Bombonatto, “a dificuldade de aprendizagem é algo adquirido, por isso, diversas áreas do cérebro precisam ser estimuladas. Às vezes temos a competência, mas não temos a habilidade. Com a estimulação, o cérebro possibilita a ampliação das redes neurais, então podemos nos apropriar desse conhecimento”.

As principais disfunções são: Disfasia, Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discauculia, Déficit de atenção (com ou sem hiperatividade) e Lesão Cerebral.

Nesse sentido observa-se que cada indivíduo possui diferentes potenciais de inteligência. E que  ela não  é fixa,  já que todo ser

humano possui habilidade para expandir e aumentar sua própria aprendizagem.

Considerações Finais

Concluo que a escola tem um importante desafio, que é o de aproveitar o potencial de inteligência de seus alunos para conquista do sucesso no processo de aprendizagem. Os professores são os principais agentes, através do desenvolvimento de projetos de interesse para a realidade do ensino e aprendizagem. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade.

Quando compreendem que aprendizagem envolve cérebro, corpo e sentimentos adotam uma ação mais competente levando em conta as dificuldades, transtornos, distúrbios, problemas de aprendizagem, para o desenvolvimento na construção do conhecimento.

Referências bibliográficas:

COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS, M. A. A. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Cadernos CEDES nº 28, Campinas: Papirus, 1993, pp. 31-48.

FERNÀNDEZ, A . A Inteligência Aprisionada – abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre. Artes Médicas, 1991.

VISCA, J. Clínica Psicopedagógica – Epistemologia Convergente. Porto Alegre. Artes Médicas, 1987.

BORGES, A L. “ O Movimento Cognitivo – Afetivo – Social na Construção do Ser” In Sargo, Claudete. A Práxis Psicopedagógica Brasileira. São Paulo. ABPp, 1994.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente; [organizadores Michael Cole…[et all] ; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 5 edição] São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SILVA, Helena Cardoso; Renato M. E. Saldatini. Neurologia e Aprendizagem. Associação Brasileira de Psicopedagogia. www.abpp.com.br

Autora:

Stela Nolla Marrega

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