16.4 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

A importância do ESG para os investimentos empresariais

ESG é a abreviação de Environmental, Social and Governance, utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. O tema, além do aspecto- econômico-financeiro, do futuro do planeta e da sociedade, ele visa a amplitude de investimento com a expectativa de um futuro positivo, uma vez que as empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de sofrerem sanções por impactos ambientais. O tema embora tenha se popularizado nos últimos anos, o movimento não é tão atual, a sigla ESG surgiu oficialmente em 2005, em uma conferência liderada por Kofi Annan, secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), a qual resultou em um relatório intitulado Who Cares Win, em tradução livre “Quem se importa ganha”.

A ideia era unir as instituições de vários países para encontrar alternativas para envolver o tema no mercado financeiro. Ao todo 20 instituições financeiras de 9 países, a época, com ativos totais de mais US$ 6 trilhões aceitaram o convite endossando a proposta.

O ESG é bastante comum no mercado internacional e vem ganhando cada vez mais força no Brasil, uma vez que adotar políticas de sustentabilidade, práticas de governança corporativa, acabam por fortalecer a imagem da empresa; redução de riscos e lucratividade, estes são os três pilares ensejadores que motivam as companhias/empresas a seguirem os critérios/procedimentos do ESG.

A considerar que ao adotar o ESG a empresa acaba tendo maior destaque no mercado financeiro, uma vez que os grandes investidores se atendam em alocar seus capitais em empresas que se preocupam com a questão ambiental, e possuem políticas de sustentabilidade; sendo ainda, que, ao adotar práticas de controle financeiro, melhor eficiência do negócio, acaba por trazer benefícios a empresa, pois gera redução de custos operacionais, ganhos de produtividade, redução de turnover e respectivamente gera economia.

Diante disso, é de suma importância que as empresas, absorvam em suas gestões de negócio os principais pilares da ESG, visando s sustentabilidade corporativa e unificando, procedimentos, técnicas e responsabilidade socioambiental, o que certamente lhe proporcionará a ascensão no cenário empresarial.1

1 PANASSAL. Paula Dilvane Dornelles. Especialista em Direito Empresarial. Mestra em Direito Ambiental. Advogada Corporativa.

Autora:

Paula Dilvane Dornelles Panassal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio