26.4 C
São Paulo
domingo, 23 de junho de 2024

Atuação da tecnologia na maximização da performance dos atletas

Não é segredo que os atletas de elite vão se esforçar muito para obter uma vantagem extra na competição, com alguns até mesmo quebrando as regras como Lance Armstrong. No entanto, para cada ação fraudulenta ou trapaça, há outra equipe ou atleta que está fazendo tudo o que pode dentro do livro de regras para se obter os melhores resultados possíveis. Grande parcela disso somente foi possível através da integração da tecnologia no treinamento esportivo, alinhado com o rápido avanço tecnológico do século XXI, no qual permitiu que os atletas melhorem continuamente em uma infinidade de esportes. Nesse cenário de franca procura por inovações, algumas das principais maneiras que a tecnologia está sendo usada em vários esportes são:


Coletes GPS
Os rastreadores GPS no futebol têm sido utilizados a muito tempo já, sendo um exemplo da forma, na qual a ciência do esporte revolucionou a maneira como os atletas foram treinados e analisados. Em departamentos de fitness em todas as principais ligas do futebol, incluindo a Premier League, agora se pode encontrar analistas e treinadores derramando dados fisiológicos. 
Usando um colete com um GPS embutido, eles podem monitorar a distância total, alta distância de intensidade, distância de sprint, velocidades máximas e uma série de outras métricas de desempenho físico de seus jogadores. Isso não só ajuda treinadores e jogadores a adaptar seu treinamento para seu desempenho e objetivos, mas também ajuda a minimizar a lesão. Por exemplo, se o rastreador indicar que no treinamento que um jogador está cobrindo 12km quando eles são apenas propensos a cobrir 8km em um jogo médio, eles provavelmente estão trabalhando muito duro, colocando-se em maior risco de tensão do que o necessário.


ShotTracker
Outro fator essencial de contribuição tecnológica para o setor esportivo está voltado ao basquete. Não é preciso dizer que marcar aros é uma das habilidades mais importantes que um jogador dessa modalidade possui. Como os citados coletes GPS, o ShotTracker é um dispositivo vestível que rastreia o desempenho dos jogadores na quadra. ShotTracker é composto por dois sensores, um usado no braço ou no sapato de um jogador e outro na rede. Isso rastreia o movimento do jogador, tenta atirar, faz e erra e retransmite as informações para um aplicativo em um smartphone ou tablet. Analisando os tiros feitos, ele então fornece conselhos sobre como ele pode ser melhorado e de onde os jogadores são mais bem sucedidos. Ele pode até mapear um tribunal inteiro em 3D e apontar todo o movimento da equipe e individuais, auxiliando a identificar jogadas e possibilitando combinações. A melhor coisa sobre o ShotTracker é que ele pode ser usado para equipes da NBA e por pessoas que estão trabalhando para melhorar seu próprio jogo.


Monitores trackman
Atualmente, é impossível encontrar um golfista profissional que não utilize um monitor TrackMan ou algo parecido em sua vida profissional. Jordan Spieth,  por exemplo, é um ávido usuário desta incrível peça de tecnologia. A ferramenta é essencialmente um simulador de golfe virtual que exibe um campo em 3D com usuários capazes de dirigir, putt e bolas de chip diretamente na tela para uma experiência de jogo em tempo real. Os atletas podem até mesmo mudar as condições climáticas que afetarão diretamente suas tomadas. Eles agora incorporaram o uso de A.I conhecido como “Tracy” que recomendavam o que se deve trabalhar com base em um mínimo de seis tiros em um dispositivo TrackMan. Tracy se comunica audivelmente com os jogadores e fazendo orientações com base nos mais de 500 milhões de fotos que a empresa coletou em todo o mundo.


Laboratórios STRIVR
A realidade virtual tornou-se um fenômeno na mídia há pouco tempo, especialmente nos jogos. No entanto, jogadores profissionais da NFL têm usado a tecnologia por muito mais tempo. Buffalo Bills, Quarterback Case Keenum recorreu ao STRIVR para melhorar seu jogo, ele viu mais de 2500 jogadas através da realidade virtual, em comparação ao time adversário, o Minnesota Vikings, o que serviu para oportunizá-lo a conseguir rever cada jogada que os Vikings realizaram em uma temporada duas a três vezes. Isso é especialmente importante para quarterbacks reservas cujos respectivos tempos de jogo são limitados. Isso significa que eles são capazes de virtualmente executar através das peças que eles precisarão saber, caso sejam chamados em um momento de sem sobreaviso. Com o recurso, eles são capazes de entrar na posição perfeitamente sem ter a necessidade de jogar um snap.


Pitchf/x
Por fim, o Pitchf/x é uma das peças mais antigas de tecnologia discutidas nesta lista, mas seu impacto não pode ser subestimado. Desde 2006, todos os estádios da MLB possuem o Pitchf/x instalado, o que permite o exame de cada campo e dados pertinentes, como velocidade, giro e movimento. Essa ferramenta não permite apenas que jogadores e treinadores avaliem os picos e jogadas de suas partidas – principalmente de seus arremessadores, mas também serve como um poderoso alicerce contra rebatedores específicos. Em suma, isso significa essencialmente que treinadores e jogadores são capazes de entrar em cada jogo com um plano em mente para rebatedores específicos e planejar os arremessos de acordo com esses dados. Desde então, a Sportvision desenvolveu ferramentas adicionais como Hitf/x e Fieldf/x, que coletam dados semelhantes de rastreamento de movimento, só que para bolas rebatidas e jogadas dos maiores atletas da liga.

Autor:

Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio