16.6 C
São Paulo
domingo, 1 de setembro de 2024

A gratidão é transformação: Como ser grato(a) muda a realidade em que vivemos e tem o poder de mudar o mundo.

“Tenho aversão a esses gratiluz que andam por aí alienados do que acontece no mundo” foi a frase que ouvi hoje na fila de uma padaria. A frase me deixou pensativa, afinal eu sou uma dessas pessoas que cultiva e incentiva outras pessoas a serem gratas.

A gratidão vai muito além de dizer obrigado quando alguém nos faz uma gentileza, é uma prática de apreciação, de valorização do que é positivo, o que pode ter relação com o ambiente externo mas extrapola o mesmo. Adotar o hábito da gratidão é uma forma de adquirir uma mentalidade positiva sobre a vida, não como forma de fechar os olhos para os problemas, mas de visualizá-los com motivação para buscar soluções, sem que esses problemas sejam motivos para se desgostar e desistir.

É importante destacar que gratidão é muito mais que ação, gratidão é sentimento, para ser genuína a gratidão deve ser muito mais do que uma convenção social, deve ser sentida com o coração! Se observarmos as pequenas dádivas da nossa vida, nos sobrará motivos para sermos gratos, acontece que muitas vezes damos maior ênfase para uma coisa que saiu errada e esquecemos as milhões que ocorreram de forma satisfatória. Tirar o foco do negativo é uma das melhores formas de cultivar a gratidão e incorporá-la a nossa rotina.

A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando uma pessoa é grata ela ativa o sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem- estar Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer.

A dopamina é a substância que motiva as pessoas a irem em busca de seus objetivos e sonhos. Ela funciona como um ciclo de realização: quanto mais o indivíduo se sente feliz e realizado, mais seu organismo sente a necessidade de realizar outras metas. E quanto mais esse processo é reforçado, mais ele se desenvolve no corpo. Muitas pessoas sendo gratas mudam a sua realidade e a realidade do ambiente em que vivem.

Exercitar a gratidão, portanto, eleva os níveis de emoções positivas, vitalidade e satisfação. Sendo assim ser grato não é ser alienado aos problemas e sim colocar essa força poderosíssima a trabalho da construção de um mundo melhor.

Autora:

Natti Sartori, Treinadora de reprogramação mental, emocional e energética. Instagram: @nattisartori

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio