25.7 C
São Paulo
quarta-feira, 19 de junho de 2024

Conexão entre clientes e marca através da tipografia

Quais os benefícios de se ter uma tipografia única da sua marca, somente exclusividade e um belo design? Creio que não.

Antes de qualquer coisa o mais importante é conhecer a importância de uma tipografia. A tipografia é um estilo comunicação, que feito para dar ordem estrutural a uma comunicação feito por texto, no caso do design usamos a tipografia para transmitir emoções e sentimentos da marca para o cliente, reforçando conexões com o mesmo.

A tipografia é um estilo comunicação, que feito para dar ordem estrutural a uma comunicação feito por texto, no caso do design usamos a tipografia para transmitir emoções e sentimentos da marca para o cliente, reforçando conexões com o mesmo.

O que as diferentes tipografias podem ajudar em sua comunicação?

As tipografias são variáveis e carregam emoções em cada detalhe delas: cômodo, luxo, amor, carinho e usual.

Sabendo que cada tipografia pode deixar sua marca ainda mais interessante e mais comunicativa com o seu público, um grande exemplo disto é o Itaú.
Sua tipografia institucional de apoio é inspirada na Myriad, um tipo feita pela Adobe utilizando traços humanistas em sua composição, uma tipo simples e casual que transmite em suas linhas e contornos inspirados nas primeiras cursivas, porém com modernidade, veja abaixo um exemplo dela.

Já abaixo você pode ver uma composição tipográfica feita para representar a diversidade racial, um dos temas de suas campanhas de conscientização.

Outro grande exemplo de comunicação através de tipos é o Canal Brasil, que contou com o redesign de marca, trazendo uma personalidade e diversidade gigantesca para as suas tipos, esse projeto incrível que você vai ver abaixo foi produzido da parceria entre dois estúdios, a Tátil Design e a Plau, dois estúdios mais que renomados no design Brasileiro.

Vemos nos exemplos de grandes marcas acima a importância de uma tipografia para a marca, mas vamos um pouco além agora.

Como podemos realmente ajudar o posicionamento da marca através de tipografias?

Marcas que contém suas próprias tipografia são alvos mais fácil de lembrança do consumidor, através da tipografia conduzida pela identidade visual conseguimos obter uma ambiente único e propenso a disseminar o sentimento da marca através de um conjunto que passa principalmente pela tipografia que está sendo usada.

Caso use tipografias serifadas transicionais podemos obter uma tipografia visualmente luxuosa. Em casos mais modernos como por exemplo a globo que usou tipografias geométrica com traços humanísticos podemos observar que a seriedade é um dos tons, juntamente com tons de leveza, ao ponto de suavizar notícias graves e manter a seriedade de um grande canal de tv brasileiro, se não o maior.

Caso sua empresa invista em um belo design, porém que uma identidade discrepante infelizmente podemos dizer que sua comunicação está a perto de passar e conectar pessoas que não seus clientes alvos, e também lembrando, sempre tenha pesquisas e dados antes de começar um processo de criação da tipografia para a sua marca, forneça os dados realmente coerentes para o Estúdio.

Autor:

Guilherme Colares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio