18.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Onu

Semana difícil e dramática com as imagens mostradas ao mundo revelando as atrocidades come tidas pela Russia na invasão da Ucrania sob o comando do ex-agente da KGB, serviço secreto da União Soviética e presidente da Russia nos últimos vinte anos, Vladimir Putin. Não vou reproduzir aqui uma realidade vista apenas em campos de extermínio nazistas na segunda guerra mundial.

Em pleno século XXI com o mundo integrado pela tecnologia, onde nada mais pode ser escondido de ninguém, o desprezo demonstrado pela Russia em relação à pessoa humana não encontra   adjetivos.

Outra imagem realmente chocante, nestes momento em que assistimos aos massacres, foi aquela mostrada pela TV, em foco aberto, mostrando o discurso virtual de Volodymyr Zelenski, Presidente da Ucrania, expondo a realidade vivida por seu povo. Na suntuosidade do ambiente onde se reune o Conselho de Segurança, principal responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais, segundo a Carta das Nações Unidas, assiste-se à “diplomacia” em campo, o discutível empoderamento de seus 15 membros (5 permanentes e 10 não permanentes). Cada membro tem um voto, sendo que os 5 membros permanentes (China, Estados Unidos da América, França, Reino Unido e Rússia) têm poder de veto. Nos termos da Carta, todos os Estados-membros são obrigados a cumprir as decisões do Conselho!!!.    

De prático, nada de ação, absolutamente nada, sem qualquer comprometimento, mas com muita pompa e circunstância, que possa interromper as chacinas, principalmente a última, cometida na cidade ucraniana de Bucha, revelando na prática um órgão sem qualquer poder  de ação.

Acomodados em seus confortáveis escritórios, longe da realidade onde se desenrolam atrocidades e morticínios, burocraticamente tomam decisões nem sempre respeitadas por seus membros como, lembremo-nos, que em 2003 o Congresso dos Estados |Unidos sob o governo de George W. Bush, ordenou a Invasão do Iraque desautorizada pela ONU.  

Assim, questiona-se: é a Organização das Nações Unidas (ONU) – de fato –  uma entidade global  capaz de reunir governos do mundo para promover a cooperação internacional e manter a paz e a ordem em todo o mundo?

Autor:

RAdeATHAYDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio