Duas celebridades do mundo da tecnologia estão se unindo para enfrentar um dos maiores desafios da computação: o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e o cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman formaram a Inflection, uma empresa que pretende criar aplicações de inteligência artificial para ajudar humanos a falar com computadores.
Suleyman atuará como CEO da nova empresa, enquanto Hoffman será o cientista-chefe; a Inflection pretende permanecer relativamente pequena para preservar o foco e manter a agilidade. Segundo Suleyman, em um prazo de cerca de cinco anos, os produtos da empresa permitirão que rotineiramente as pessoas transmitam comandos aos computadores usando linguagem comum.
Hoffman e Suleyman se conhecem há quase uma década; Suleyman se afastou da DeepMind em agosto de 2019, principalmente em função de críticas ao seu estilo de gerenciamento, tendo se transferido para o Google no final daquele ano, empresa que deixou em janeiro passado para trabalhar com Hoffman na empresa de capital de risco Greylock Partners.
Ainda há muitas dúvidas envolvendo a Inflection, não estando claros qual será seu público-alvo e a linha do tempo para lançamento de seus primeiros produtos. No entanto, a empresa se propõe a resolver um problema existente, o que frequentemente é o primeiro passo para o sucesso, pois os atuais assistentes de IA não são particularmente inteligentes, e se aperfeiçoados, permitirão que nos comuniquemos com nossos computadores, smartphones e robôs usando a mesma linguagem que utilizamos para nos comunicar com outras pessoas, aumentando nossa eficiência, segurança e conforto.
Autor:
Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor de empresas e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.
Inovando sempre. Importante!!